Cinema

O preço do sucesso

cartaz-tocNos dias atuais, a busca por uma carreira de sucesso exige um nível de dedicação tão grande que muitas pessoas acabam abrindo mão da vida pessoal. A partir daí, duas coisas podem acontecer: ou ela vira workaholic (viciada em trabalhar) ou ela chega a um nível de stress muito alto e acaba surtando. É com esse debate comportamental que “TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva”, novo longa estrelado por Tatá Werneck, se sustenta.

Contextualizando, Kika K (Tatá Werneck) é uma atriz badalada que está estrelando muitas novelas e propagandas comerciais. Idolatrada por uma legião de fãs, depois de presenciar um suicídio, a personagem enfrenta uma crise existencial sobre a relação da vida pessoal e profissional, enquanto tem de lidar com seu TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

A história é comparada, por muitos, como uma adaptação – em escalas bem menores – de “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) ”, de Alejandro Iñárritu, vencedor do Oscar de melhor filme e direção de 2015. Em ambas as histórias os personagens principais chegam a uma Epifania sobre qual caminho as vidas pessoais estão tomando. De acordo com Tatá, a ideia inicial era falar sobre o controle ilusório que as pessoas acham que tem sobre a própria vida. Exemplificando, nas palavras da atriz, “as vezes eu estou mal, mas preciso colocar uma peruca para fazer as pessoas rirem”.

Mesmo sendo uma comédia escrachada, o filme sabe ser sério nos momentos que precisa ser. Isto se dá porque além de falar sobre um assunto profundamente filosófico, trata de um problema seríssimo na sociedade moderna, o TOC. Segundo o diretor Teo Poppovick, o longa tira humor de dentro de uma história dramática. Tema, inclusive, muito debatido durante a coletiva de imprensa.

Ainda falando sobre direção, Teo trabalhou no filme em parceria com Paulinho Caruso. Os diretores usaram uma estética muito colorida e de cortes rápidos. Essa poluição cromática, de acordo com Poppovick, foi proposital e teve o intuito de ativar a sensação de multi estímulos visuais, muito presente na sociedade moderna. “A nossa vida tem vários dramas acontecendo ao mesmo tempo. Essa antítese do purismo é o que tentamos buscar com essa linguagem”.

Verdade seja dita, os diretores tiveram o trabalho facilitado devido ao grande elenco que compunha o filme. A lista de ouro conta, além de Tatá, com Bruno Gagliasso (como Caio Astro, também ator e viciado em pornografia), Vera Holtz (como Carol, a empresária superprotetora de Keka), Luis Lobianco (como Felipão, o fã maníaco), Daniel Furlan (como Vladimir, a verdadeira paixão da personagem principal), Ingrid Guimarães (se passando por ela mesma, e arquirrival de Keka), entre outros.

dsc02032
Paulinho Caruso (diretor), Bianca Villar (produtora), Luis Lobianco (ator), Teo Poppovic (diretor), Tatá Werneck (atriz) e Daniel Furlan (ator) durante coletiva do filme TOC. [foto: Iago Moreira/ Agência UVA].

O elenco de estrelas prova que a comédia brasileira é o gênero cinematográfico que mais cresce no País. E diferentemente dos outros longas, “TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva” não apresenta um discurso apelativo e mostra grandes referências aos clássicos da comédia. Tatá Werneck e Daniel Furlan formam uma dupla incrível, consagrando de vez suas entradas para o mundo da sétima arte.


Iago Moreira- 7º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “O preço do sucesso

Deixe um comentário