Em homenagem aos 400 anos da morte de William Shakespeare, conhecido como o pai do teatro, o Instituto Moreira Salles (IMS), localizado na Gávea, exibe a mostra “Shakespeare e Cinema”. A programação, que vai até o dia 11 de Dezembro, apresenta 13 filmes que retratam as obras do dramaturgo mais famoso da história, como “Romeu e Julieta”, “Hamlet”, “Ricardo III”, entre outros.
Além dos filmes adaptados, o público pode participar de debates, que acontecem após a exibição de algumas sessões. Para Thiago Gallego, responsável pelo setor de cinema, “celebrar a obra deste escritor, marcante na história da Literatura, é fundamental”. O público, por sua vez, tem apreciado a atitude realizada pela equipe, comparecendo em grande número, inclusive no dia da estreia.
A reação da psicanalista Paloma Oliveira, de 57 anos, após assistir “Ricardo III” não foi fora do esperado. “Eu amo Shakespeare! Já li diversos livros dele e é muito bom, pois nos ensina sobre a vida”. Ela disse ainda que vai comparecer em outros dias. Assim como a estudante de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) Marina Ribeiro, de 20 anos, que foi por indicação de um professor, mas acabou gostando e garantiu voltar.
O sucesso se deve à busca pelas diferentes interpretações cinematográficas dos mesmos textos, considera Thiago. Cada um dos filmes apresentados ao longo da programação reúne característica autônoma, formando um conjunto de recriações que tornam as obras de Shakespeare, artisticamente, ainda vivas e significativas. Por isso, o público de hoje, tanto os jovens quanto os adultos, pode se identificar com a mensagem transmitida.
A expectativa para a última semana de programação é otimista. Com os ingressos custando R$8,00 a inteira e R$4,00 a meia, essa atração pode fazer parte de qualquer programa, seja em família, com amigos, no final de semana ou até no meio dela. A garantia é de horas bem gastas, imersas em uma cultura internacional e literatura que marcou a história.
Tayane Fernandes- 4º Período (Agência Uva Downtown)

0 comentário em “Um programa shakespeariano”