Cultura

Um projeto de “ Respeito”

Museu do Amanhã traz a mostra respeito que vai do dia 4 a 23 de outubro

Durante os meses de julho, agosto e setembro aconteceu uma votação para a escolha dos melhores projetos de um júri que convocou artistas, urbanistas, ativistas e cidadãos ao redor do mundo com o objetivo de mostrar todo o tipo de respeito na cidade. No total foram inscritos 62 projetos que tinham os mais variados temas e propostas. Os onze mais votados estão expostos para visitação do público.

 O grande desafio do projeto é mostrar modelos de arborização, o carinho entre as pessoas, e a valorização dos artistas de rua, além de incentivar o respeito em meio às diferenças. A mostra aposta também nas formas de desenvolvimento independente de raça, situação econômica, religião, escolaridade, promovendo um amanhã com mais união e inclusão e com menos rótulos.

img_0323

O concurso já teve edições que foram realizadas em Nova York e Londres, mas no Rio é a primeira vez. Fazem parte de seu renomado júri é composto por Gringo Cardia, Pedro Rivera, Washington Fajardo, Marcus Faustini, Eliana Souza, Jailson de Souza e Silva, Luiz Alberto Oliveira que é o curador do Museu do Amanhã, Marcelo Dughettu, Jane Hall, Martin Dowle, Olga Esteves Campista, Ana Cláudia Souza, Paul Heritage, e Adam Kaasa que ficou responsável pelos temas de acessibilidade, oportunidade, política, memória e visibilidade que fazem parte da mostra. O conteúdo pode ser visto também pelo site: http://www.designingpolitics.org/designing-respect

A exposição tem como parceira o Theatrum Mundi que fazem parte pessoas de Nova York e Londres que promovem encontros em cidades do mundo todo. O conteúdo do projeto pode ser visto em painéis com fotos e ilustrações no local. A classificação etária é livre e os ingressos custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia na bilheteria do museu ou pelo site oficial.


Camila Claros – 8º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Um projeto de “ Respeito”

Deixe um comentário