Cinema

A fórmula do terror

025084.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxxTodos sabem que bons filmes de comédia fazem rir, os de suspense instigam – a fim de aumentar a expectativa – e os de terror dão medo mesmo. Ainda mais se a frase “baseado em fatos reais” estiver em destaque logo abaixo do título. Esse é o caso do mais novo longa do diretor James Wan “Invocação do Mal 2”, que chega aos cinemas amanhã (09). O malaio tinha uma difícil missão, cumprir as expectativas dos amantes do gênero, que normalmente não gostam de continuações.

Dito e feito. Ao que parece, James descobriu a fórmula perfeita para assustar o espectador na medida certa e sem exageros. Contextualizando, a trama acompanha o casal de investigadores sobrenaturais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga), que após o famoso caso de Amityville decidem não aceitar novos trabalhos. Enquanto isso, em um bairro humilde de Londres – com residências próximas umas das outras (fugindo do clichê da “casa assombrada”, sempre isolada) – uma família começa a ser atormentada por um espírito maligno. O caso se torna cada vez mais complicado e a solução é pedir ajuda ao casal.

Um elemento interessante do filme é que a trama começa com duas histórias paralelas, que se fundem de maneira natural. A primeira é a do casal de investigadores enfrentando os próprios demônios e a segunda é da família londrina, composta pela mãe e quatro filhos, numa experiência um tanto quanto desesperadora. As conexões entre as cenas são feitas de forma muito eficiente, despertando o imaginário visual. Os planos sequências do diretor James Wan fazem com que o espectador tenha a sensação que toda aquela tensão está acontecendo ali, ao vivo e a cores, dentro da própria sala de cinema.

447369.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Assim como em todo filme de terror de qualidade, o timing das cenas com a trilha sonora enriqueceu ainda mais o roteiro. “Invocação do Mal 2” é a combinação de tempo certo, história coesa e boas atuações. Com destaque para a filha possuída Janet (Madison Wolfe), de 11 anos, que fez um trabalho brilhante. O longa vale o ingresso, por simplesmente cumprir o papel de ser um filme de terror de verdade (literalmente) diante de tantos outros que ao invés de assustar, dão sono.

Obs.: Ah! Quando o filme terminar, continue sentado na poltrona do cinema, pois existem cenas importantes após os créditos…


Bruna Melo- 7º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “A fórmula do terror

Deixe um comentário