Visionário. Ousado. Genial. É com essas palavras que o inventor, cientista e escritor Santos Dumount é definido ao longo da exposição “O Poeta Voador”. Se, por muitas vezes, em nosso dia a dia, deixamos de lado a importância deste brasileiro, a mostra no Museu do Amanhã com curadoria de Gringo Cardia reforça a grandiosidade deste visionário.
No ano das comemorações dos 110 anos do voo do 14 Bis – oficialmente, o primeiro da história -, a exposição busca não apenas contar ao visitante sobre a vida e obra de Santos Dumont; mas também despertar o “desejo de voar”. “De soltar a imaginação, acreditar nos sonhos e criar coisas novas”, conta Gringo Cardia. “Queremos valorizar a capacidade do brasileiro de inovar e fazer ciência”.

Em cinco ambientes diferentes, o visitante é convidado a interagir com a arte e a ciência de Dumont. Como, por exemplo, ao ter a oportunidade de simular um voo sobre Paris ou o Rio de Janeiro em uma réplica em tamanho real do Demoiselle – modelo de avião aperfeiçoado a partir do 14 Bis.
Além disso, a mostra possui uma oficina de aviões de papel, na qual vários modelos são disponibilizados para aprendizagem. E qual seria a graça de não testar a sua invenção? Uma pista de pouso está aberta para que os aviõezinhos possam ser facilmente arremessados. Difícil mesmo é conseguir desgrudar os olhos dos encantadores protótipos motorizados do Demoiselle que passeiam ao longo da sala principal.
Para finalizar a visita, vale a pena ficar em pé em algum cantinho da pequena sala transformada em cinema para assistir ao documentário sobre a vida e conquistas de Santos Dumont. A mistura de fotos reais com animação relata o quanto foi difícil conquistar o ar e o quão recente esta vitória é.
“O Poeta Voador” transforma a vida de Santos Dumont em arte e poesia. E, ao final de tudo, provar que este brasileiro era, realmente, visionário, ousado e genial.
Serviço:
“O Poeta Voador – Santos Dumont”
Período: 26 de abril a 30 de outubro de 2016
Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, Rio de Janeiro
Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$10,00 (inteira) | R$5,00 (meia) e entrada gratuita às terças-feiras
Mais informações: www.museudoamanha.org.br
Nathalia Araújo – 7º período

0 comentário em “Genialidade no ar”