Saúde na América do Sul

Aconteceu nesta terça (24), no auditório da Universidade Veiga de Almeida, no Campus Tijuca, o Seminário Internacional de Enfermagem, com o tema de “Conversações Sobre Políticas Públicas de Saúde na América do Sul”. Professores e convidados abordaram o assunto de uma forma descontraída, trazendo um grande aprendizado sobre o atual quadro médico, mostrando principalmente casos no Brasil e Colômbia, ressaltando também a diferença entre eles.

Liderando sobre as questões de política pública do país estrangeiro, estava a Drª. Dolly Arias Torres, colombiana de nascença e especialista em Ciências da Saúde. Durante a palestra, a profissional mostrou pontos positivos e negativos do sistema de saúde pública de sua terra e sugeriu possíveis soluções sobre o assunto.

DSC_7935.JPG

Em tom de comemoração, a palestrante disse que a discussão sobre esse tema tem se tornado muito comum na Colômbia, mobilizando pessoas para se filiar a um movimento que antes não existia. Para a Doutora, saúde é um direito fundamental, e a Enfermagem é uma profissão do mundo, uma das primeiras a existir. Ao fim do seminário, Dolly se viu satisfeita com o resultado. “Eles (alunos) obtiveram consciência de que nunca se deve parar de estudar, e que a unificação das nacionalidades é um caminho para a solução”, finaliza a especialista.

Durante a palestra, as diferenças entre os dois países foram citadas constantemente. Segundo o professor de enfermagem Paulo Roberto Ferreira, as questões sobre políticas públicas de saúde são mais questionadas e debatidas no Brasil. Porém, o educador ressalta que pontos como a baixa cobertura para a população são questões negativas comuns entre os dois países.

Para Márcio Tadeu Oliveira, Coordenador do curso, o evento não só enriqueceu os conhecimentos dos alunos, como também os dos profissionais que estavam presentes, que puderam debater políticas públicas de sua área trabalhista, além de conhecer como o sistema funciona em outro país.

A estudante do terceiro período de enfermagem, Mielli Sousa, ressalta a importância de adquirir conhecimento com grandes profissionais. “Saio daqui mais preparada para minha futura profissão e para debater questões de melhoria para minha área, sem dúvida foi um seminário muito enriquecedor”, completa a aluna.


Bruna Brandão- 5º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s