Geral Saúde

Saúde na América do Sul

Aconteceu nesta terça (24), no auditório da Universidade Veiga de Almeida, no Campus Tijuca, o Seminário Internacional de Enfermagem, com o tema de “Conversações Sobre Políticas Públicas de Saúde na América do Sul”. Professores e convidados abordaram o assunto de uma forma descontraída, trazendo um grande aprendizado sobre o atual quadro médico, mostrando principalmente casos no Brasil e Colômbia, ressaltando também a diferença entre eles.

Liderando sobre as questões de política pública do país estrangeiro, estava a Drª. Dolly Arias Torres, colombiana de nascença e especialista em Ciências da Saúde. Durante a palestra, a profissional mostrou pontos positivos e negativos do sistema de saúde pública de sua terra e sugeriu possíveis soluções sobre o assunto.

DSC_7935.JPG

Em tom de comemoração, a palestrante disse que a discussão sobre esse tema tem se tornado muito comum na Colômbia, mobilizando pessoas para se filiar a um movimento que antes não existia. Para a Doutora, saúde é um direito fundamental, e a Enfermagem é uma profissão do mundo, uma das primeiras a existir. Ao fim do seminário, Dolly se viu satisfeita com o resultado. “Eles (alunos) obtiveram consciência de que nunca se deve parar de estudar, e que a unificação das nacionalidades é um caminho para a solução”, finaliza a especialista.

Durante a palestra, as diferenças entre os dois países foram citadas constantemente. Segundo o professor de enfermagem Paulo Roberto Ferreira, as questões sobre políticas públicas de saúde são mais questionadas e debatidas no Brasil. Porém, o educador ressalta que pontos como a baixa cobertura para a população são questões negativas comuns entre os dois países.

Para Márcio Tadeu Oliveira, Coordenador do curso, o evento não só enriqueceu os conhecimentos dos alunos, como também os dos profissionais que estavam presentes, que puderam debater políticas públicas de sua área trabalhista, além de conhecer como o sistema funciona em outro país.

A estudante do terceiro período de enfermagem, Mielli Sousa, ressalta a importância de adquirir conhecimento com grandes profissionais. “Saio daqui mais preparada para minha futura profissão e para debater questões de melhoria para minha área, sem dúvida foi um seminário muito enriquecedor”, completa a aluna.


Bruna Brandão- 5º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Saúde na América do Sul

Deixe um comentário