Esporte

Espanhol brilha novamente

DSC07266.JPGCom menos de 30 dias de diferença, o atleta hispânico Alberto Fernandez conquistou um feito raríssimo em qualquer esporte. Ganhar dois campeonatos mundiais. Na tarde deste domingo (17) mais uma leva de competições dos eventos-teste das Olimpíadas foi realizado. Atletas de vários países se reuniram, na arena esportiva de Deodoro, para disputar medalhas nas provas de Pistola de Ar — na categoria feminina — e Tiro ao Prato — na categoria masculina. Ucrânia e Espanha consagram-se campeãs do dia e, novamente, os brasileiros não chegaram à última etapa.

Depois de um sábado glorioso para os asiáticos, domingo começou com as provas de repescagem da competição feminina de Tiro com Pistola de Ar a 10 Metros. Ao final das rajadas, oito países chegaram à final, realizada às 13h. Durante a prova, Wenjun Guo, representante da China, disparou acidentalmente duas balas, interrompendo o andamento da etapa por alguns minutos e fazendo com que o júri tivesse que desconsiderar dois pontos da chinesa, dando-lhe o quarto lugar no ranking final.

Ainda na categoria da Wenjun, as grandes medalhistas foram: Shun Xie Teo, de Singapura, com o bronze; Antoaneta Boneva, da Bulgária, com a prata; e Olena Kostevych, da Ucrânia, com o ouro. A campeã está focada na Olímpiada e continuará treinando forte para repetir o bom desempenho, mas não garante tal feito.

DSC06962A Ucraniana ainda disse que não está muito contente com a condição dos campos do Rio. “As arenas de tiro são confortáveis, mas não são muito bem estruturadas. Eu espero que nas Olimpíadas esteja melhor”, completa Kostevych. A medalhista de prata Antoaneta Boneva corroborou com a opinião da ucraniana.

“Há muitas coisas que o Brasil pode fazer para melhorar. Aqui é muito quente e não é confortável atirar assim”, afirma a Bulgara, que também participou dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Seguindo o mesmo caminho das colegas de profissão, a atleta de Singapura, Shun Xie Teo, concorda que o forte clima da cidade do Rio de Janeiro, em especial da região de Deodoro, prejudica o resultado das provas.

DSC07059

No meio da tarde, por volta das 15h, foi a vez dos homens disputarem a tão aclamada medalha de ouro. Representantes de seis regiões — Espanha, Bélgica, Guatemala, República Tcheca, Eslováquia e Grã-Bretanha — estavam na partida final. Depois da primeira fase, o guatemalteco Jean Pierre Brol Cardena e o tcheco Jiri Liptak disputaram a medalha de bronze. No fim, o sul-americano levou a melhor, 11×9.

Na disputa da medalha dourada, o espanhol Alberto Fernandez e o belga Yannick Peeters travaram uma batalha digna de história. Depois de dois empates nas baterias, a plateia estava eufórica. Foram preciso sete tiros de shoot-off (mata-mata) para que o hispânico se consagrasse bi- campeão mundial, há menos de um mês ele conquistou o mundo pela primeira vez em Nicósia, capital do Chipre.

DSC07222.JPG

“O campo foi modificado, o que nos dá mais visibilidade, e está em ótimas condições para receber as Olimpíadas”, aponta Jean Pierre, que se mostrou satisfeito com o local de provas a céu aberto. Para Fernandez, a falta de sombra para os atletas foi um problema, uma vez que os atletas de tiro ao prato – por disputarem em campo aberto – ficam mais expostos ao sol. “Precisa melhorar, sobre tudo as sombras, porque fica um pouco difícil competir com este calor”, afirma o campeão.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Reportagem:

Daniel Deroza- 3º Período

Juliana Favorito- 5º Período

Foto: Iago Moreira- 5º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

2 comentários em “Espanhol brilha novamente

  1. Pingback: Cielo vai mal e vê brasileiros brilharem |

  2. Pingback: Cielo nao vai a final e vê brasileiros brilharem |

Deixe um comentário