De caixas de remédios às paisagens do Rio de Janeiro, a exposição Kitinete traz situações do dia a dia. Detalhes do cotidiano são vistos e reproduzidos pela artista carioca Patrizia D’Angelo. Entre as 20 obras expostas, há diferentes gêneros de pintura, como retrato, auto-retrato, natureza-morta e paisagem, além de fotografias com backlights de lugares que a artista já visitou.

Patrizia D’Angelo é uma artista plástica formada em Artes Cênicas pela UniRio e em moda pela Universidade Cândido Mendes, além de ter realizado vários cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage com o artista plástico João Magalhães. O olhar de Patrizia traz sofisticação para as cenas que passam despercebidas em nossa rotina, gerando uma atenção aos pequenos detalhes e despertando vontade de explorar cada parte da obra. O aspecto doméstico e familiar é o mais presente na exposição.
O curador da exposição, Marco Teobalto, vinha acompanhando o trabalho da artista desde o ano passado e gerou o interesse em convidá-la para a exposição individual, “cada obra selecionada tem algo que me agrada muito”. Entre os gêneros das pinturas, a que mais impressiona é a pintura hiper-realista por se assemelhar a pintura sobre fotografia, quando na verdade é pintura sobre tela ou papel, partindo de fotografias que Patrizia produz.
Ao fim da mostra, o visitante é convidado a assistir a um vídeo de experiências sensoriais. A artista junto de um grupo de amigos, em sua casa, cria situações que atiçam o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar. A atenção do telespectador é pega na curiosidade de saber a reação dos amigos após cada experiência.
A exposição “Kitinete” permanece no Ateliê da Imagem até o dia 08 de abril, de segunda a sexta a partir de 10h até 21h, e aos sábados, das 10h até 17h.
Yasmin Thomaz – 5° período

0 comentário em “Hiper-realismo vs Fotografia”