Arte

Hiper-realismo vs Fotografia

De caixas de remédios às paisagens do Rio de Janeiro, a exposição Kitinete traz situações do dia a dia. Detalhes do cotidiano são vistos e reproduzidos pela artista carioca Patrizia D’Angelo. Entre as 20 obras expostas, há diferentes gêneros de pintura, como retrato, auto-retrato, natureza-morta e paisagem, além de fotografias com backlights de lugares que a artista já visitou.

Ao Sugo, 2013 - Óleo sobre tela
Ao Sugo, 2013 – Óleo sobre tela

Patrizia D’Angelo é uma artista plástica formada em Artes Cênicas pela UniRio e em moda pela Universidade Cândido Mendes, além de ter realizado vários cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage com o artista plástico João Magalhães. O olhar de Patrizia traz sofisticação para as cenas que passam despercebidas em nossa rotina, gerando uma atenção aos pequenos detalhes e despertando vontade de explorar cada parte da obra. O aspecto doméstico e familiar é o mais presente na exposição.

O curador da exposição, Marco Teobalto, vinha acompanhando o trabalho da artista desde o ano passado e gerou o interesse em convidá-la para a exposição individual, “cada obra selecionada tem algo que me agrada muito”. Entre os gêneros das pinturas, a que mais impressiona é a pintura hiper-realista por se assemelhar a pintura sobre fotografia, quando na verdade é pintura sobre tela ou papel, partindo de fotografias que Patrizia produz.

Ao fim da mostra, o visitante é convidado a assistir a um vídeo de experiências sensoriais. A artista junto de um grupo de amigos, em sua casa, cria situações que atiçam o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar.  A atenção do telespectador é pega na curiosidade de saber a reação dos amigos após cada experiência.

A exposição “Kitinete” permanece no Ateliê da Imagem até o dia 08 de abril, de segunda a sexta a partir de 10h até 21h, e aos sábados, das 10h até 17h.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Yasmin Thomaz – 5° período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Hiper-realismo vs Fotografia

Deixe um comentário