Arte

A Importância de Ser…

Aqueles que gostam de arte contemporânea, não podem deixar de visitar a nova atração do MAM (Museu de Arte Moderna). Imagine: Tijolos suspensos, uma casa de três metros de altura pendurada de cabeça para baixo e uma nuvem de fumaça – por meio de uma escada – permite que o visitante olhe dentro dela, além de outras obras produzidas na Bélgica por 40 artistas diferentes. A exposição “The Importance of Being” chega ao Rio e compõe o festival “Belgarioca 2015”, propõe uma série de interações culturais e gastronômicas ao público.

A exposição é baseada na peça de Oscar Wilde “A Importância de Ser Prudente” e propõe uma plantação de natureza aberta, que pretende – com as diferentes tendências conceituais abordadas – aduzir a questão filosófica de ser, por meio de instalações, pinturas, objetos, fotografias e vídeos.

nuvemO artista Peter de Cupere criou a obra “Somke Cloud”, que aproveita os efeitos subjetivos e associativos dos odores, combinados com imagens visuais. Esta ação gera uma experiência que transcende o simples ato de ver ou de cheirar. Um exemplo disso é a nuvem, objeto já citado. Quando o espectador sobe a escada para espiar o interior, é instigado a sentir um forte odor de poluição.

O público também pode se surpreender com a obra “100 Sexes d’artistes”, de Jacques Charlier. Retratos imaginários das genitálias de artistas que marcaram a evolução da arte no século XX são representadas, aos olhos do autor.

peni

Mais que uma experiência visual as obras mexem com os sentidos dos visitantes. A curadoria é assinada pela cubana Sara Alonso e Coordenado por Bruno Lemos. A exposição ficará aberta até 14 de fevereiro. O ingresso custa R$14, estudantes e maiores de 60 anos pagam meia.


Lorena Lopes- 2º Período

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “A Importância de Ser…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s