Geral Participe da notícia

Visita ao Monumento do Cristo Redentor

Programa é prato cheio para cariocas e turistas.

20151010_124627O Cristo Redentor completou 84 anos, e muito bem “vividos”.  Sua data de inauguração foi no dia 12 de Outubro de 1931, quando o monumento passou a ter a cidade do Rio de Janeiro a seus pés. Obra realizada por franceses e brasileiros, levou quase uma década (entre 1922 e 1931) para ficar pronta. Com 38 metros de altura e pesando mais de meia tonelada, é feita de concreto armado e pedra-sabão. A estátua é apreciada mundialmente, e é hoje considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Essa maravilha fica a 700 metros de altura, no cume do morro do Corcovado localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, não é tão simples chegar ao Cristo a pé. Com acesso restrito a somente veículos autorizados, existe duas formas diferentes (e mais confortáveis) de se chegar ao monumento. As vans autorizadas saem de três pontos diferentes da cidade: Copacabana, Largo do Machado e Paineiras. Os bilhetes custam R$62 reais em alta temporada – o que inclui fins de semana – nos dois primeiros lugares e R$35 no terceiro. Existem bilheterias nestes locais que aceitam cartões (crédito e débito) e dinheiro. Uma dica é chegar cedo pois as filas ficam grandes nos dias de sol.

Mas são nos dias ensolarados que a vista vale a pena. Por causa da altura e posição que se encontra, o Cristo Redentor tem visibilidade a diversos pontos do Rio, como a orla das praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e o Pão de Açúcar. Alguns outros lugares famosos da cidade também são avistados como o Jóquei, Jardim Botânico e Lagoa. Para a gaúcha Aline Danieli, a visita valeu a pena. “Demorei quase duas horas pra conseguir chegar ao Cristo mas valeu cada minuto. O visual da estátua e da vista são de tirar o fôlego”, declara. E para que o momento fique eternizado, existem três lojas no local que vendem recordações do Cristo Redentor e da Cidade Maravilhosa.


Marcia Silva – 6º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Visita ao Monumento do Cristo Redentor

Deixe um comentário