Esporte Participe da notícia

“Em Evidência” entrevista Mario Alberto, chargista do Lance

Na última quinta-feira (5), a Universidade Veiga de Almeida (UVA) recebeu o ilustrador e cartunista Mário Alberto, colunista do diário Lance, para a terceira edição do programa “Em Evidência”. Ministrado pelo jornalista Fábio Baeta, o bate-papo aconteceu no auditório da universidade das 10h30min a 12h.

Durante 1h30min de entrevista, Mário falou, entre outras coisas, sobre suas referências; do seu início na profissão ainda na faculdade; do seu ingresso no Lance – jornal que trabalha desde o seu início, há 18 anos; da diferença entre charge e caricatura; dos melhores trabalhos já realizados; e do livro lançado ano passado sobre os últimos 15 anos de seleção brasileira.

ilustrador e cartunista Mário Alberto e jornalista Fábio Baeta
ilustrador e cartunista Mário Alberto e jornalista Fábio Baeta

Formado em Design Gráfico pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mario teve desde o início o foco na ilustração. Já no fim do curso, seu amigo o incentivou a participar de um concurso de caricatura, ele aceitou e a partir daí começou a tomar gosto pela modalidade.

Em 1997 foi contratado pelo Lance. Durante seu processo de admissão, falou que poderia fazer tudo: paginação, infográfico, ilustração e caricatura. Só não faria charge, por se tratar de algo, segundo ele, muito específico e complexo.

chrg1107

Poucos dias após ser contratado, seu editor-chefe o chamou e pediu para que fizesse uma charge para a primeira publicação do jornal. A princípio hesitou, já que já haviam combinado que ele faria tudo, menos isso. Mas foi convencido e hoje Mario tem no currículo a honra de ter sido o primeiro chargista a expor seu trabalho no que viria a ser um dos principais jornais esportivo do país. “Hoje eu penso que valeu muito a pena ter aceitado esse desafio, em ter participado da publicação número zero do jornal. É uma coisa que eu já posso contar para os meus netos e eles terão muito orgulho de mim”, revelou o chargista.

Com o crescimento da qualidade do futebol apresentado pela seleção brasileira na Copa das Confederações de 2013 no Brasil, a equipe de editoria do Lance pediu ao Mario, que tinha em seu currículo a cobertura de quatro Copas – 1998, 2002, 2006 e 2010, a criação de um livro contendo charges da seleção brasileira para a Copa do Mundo 2014. O livro foi publicado em 2014 titulado em “15 anos de seleção”. “Fiz uma pré-seleção de trabalho, apresentei aos editores e praticamente não teve nenhuma mudança. Esse livro foi bem bacana de fazer porque talvez nunca tenha tido um livro tão autoral quanto esse. Eu fiz as charges, a seleção das imagens, a diagramação, escrevi os textos… Todo o processo do livro foi eu quem fiz”, conta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Guilherme Rijo Ferreira, aluno do quarto período de Design Gráfico da UVA, 27 anos, falou sobre a importância da universidade convidar o Mário Alberto para um bate-papo. “Acho importante a gente ouvir o que esses ícones têm a falar. Até para entendermos o quanto é difícil se engajar nessa área, mas que com profissionalismo também podemos chegar lá”, disse o universitário.


Lucas Aguiar- 6º período

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em ““Em Evidência” entrevista Mario Alberto, chargista do Lance

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s