Inaugurada no dia primeiro de setembro, no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, a exposição “Do Mangue ao Mar – uma Baía de Guanabara que você nunca viu” aborda a importância dos manguezais para o ecossistema da Baía carioca.
Documentado por fotógrafos do Projeto Uçá – coletivo que, entre outros atributos, trabalha no reflorestamento do local –, a exposição mostra um olhar diferenciado da Baía de Guanabara, sob a ótica ambiental dos mangues e dos animais que lá habitam. O Caranguejo Uçá, que dá o nome ao Projeto, é um dos que estão expostos. Além das Garças Brancas, do Boto Cinza e das Capivaras.

“O objetivo do projeto é restaurar essas áreas para não acabar com os animais e preservar os manguezais. E o da exposição é conscientizar as pessoas mostrando que vale a pena lutar pela higienização da nossa rica natureza”, explica uma das Tutoras e mediadoras da exposição Eva Rangel, de 54 anos.
Além das fotos, o ambiente conta com um jogo interativo para os mais jovens, que assumem a posição de peças em um grande tabuleiro e, conforme os níveis vão passando, elas aprendem sobre práticas ecológicas. Desde a inauguração, a exposição já contou com mais de mil pessoas, entre elas adultos e crianças.

“Muito bacana o trabalho realizado pelo projeto, porque eu não imaginava que seria tão rico de informação algo que eu vejo todos os dias e não tenho a sensibilidade de enxergar”, diz a farmacêutica Lígia Cardozo, de 44 anos.
A exposição fica em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2016, de terça à sábado, das 9H às 17h. Nos domingos e feriados, a amostra fica aberta de 13h às 17h. Escolas podem agendar visitação por meio do telefone 2671-7797.
Lucas Aguiar – 6º período
0 comentário em “A importância dos manguezais da Baía de Guanabara”