Diversidade Humana Participe da notícia

Voluntários fazem a alegria das crianças em Jardim Gramacho

Na última segunda (12), foi comemorado o Dia das Crianças. Em qualquer lugar tem festa, alegria e muito presente. Nesse ano, uma novidade invadiu a Comunidade do Esqueleto em Jardim Gramacho, Duque de Caxias – RJ. Instituições que atuam dentro do maior lixão da América Latina – que foi desativado há poucos anos – se juntaram para a realização uma grande festa para os meninos e meninas que lá vivem.

“Esse ano tivemos a ideia de juntar todos, com objetivo que a festa ganhe volume. Que ela não fosse fracionada, com cada organização fazendo a sua. A ideia é cansativa, trabalhosa, porém muito gratificante. Isto também serve para salientar que estamos todos no mesmo time”, diz Mauro Cruzeiro, líder de projeto na comunidade.

Crianças da comunidade brincando (foto: Isabel Gaudard)
Crianças da comunidade brincando (Foto: Isabel Gaudard)

Para organizar toda essa estrutura, a equipe de produção precisou de muitos dias para preparar o evento. Grande parte do tempo foi gasto na busca de colaboradores que apoiassem a causa, arrecadando presentes, alimentos e diversos outros materiais. Nos dois dias que antecederam a programação, um grupo se organizou para realizar um mutirão de limpeza na rua em que o evento aconteceu. “Novos amigos estão se juntando a esta obra para somar e contribuir com as famílias”, conta Adriane Maia, colaboradora de projeto na comunidade.

Desde às 7h da manhã, voluntários e organizadores do evento estavam empenhados nos preparativos finais da festa. Seja ensacando doces, embrulhando os presentes, preparando o cachorro-quente, a pipoca, montando as barracas e os brinquedos. Até as crianças colocaram a mão na massa, e dava para perceber a ansiedade delas em desfrutar de tudo que fora preparado para elas. “Eu estava esperando este dia desde a semana passada, e ele chegou, quero muito uma boneca da Frozen.” – conta Marcielle, de 7 anos.

Pessoas de várias partes do estado do Rio de Janeiro, e de fora, se uniram para transformar esse sonho em realidade. “É muito bom ver os líderes se organizando, pessoas de vários lugares trabalhando neste dia. E essa ação irá tocar outras pessoas a ajudar das próximas vezes”, afirma Luiz Antônio Rosa, pastor de uma igreja local.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sorrisos e gritos de alegria expressavam a satisfação das crianças e dos moradores da comunidade. “Ser amada é bom demais, alguém que olhe por nós. Se você quiser nos ajudar, venham conhecer o Jardim Gramacho.” – declara com alegria Naiane Silva, moradora da comunidade.

Voluntária brinca com criança da comunidade (foto: Isabel Gaudard)
Voluntária brinca com criança da comunidade (Foto: Isabel Gaudard)

Mais de trezentos voluntários dedicaram seu dia para atender a comunidade. Da cozinha, ornamentação, organização dos presentes, atividades de recreação, todos estavam envolvidos nesta causa. Mesmo com sol intenso, os incansáveis voluntários estavam com um sorriso no rosto e felizes por estarem ali. “É muito bom estar aqui, hoje nós estamos manifestando o amor, da mesma forma que damos, recebemos mais dessas crianças”, diz Isabel Gaudard, voluntária do evento.

Ao todo, mais de duas mil pessoas foram alcançadas e mais de 1000 crianças se divertiram e receberam presentes. Atitudes como esta trazem alegria para as famílias do Esqueleto. “Hoje nós somos portadores dessa alegria para as crianças. É gratificante todos juntos num só propósito, isso não tem preço”, afirma Israel Almeida, pastor e um dos organizadores.

Por mais que a comunidade se chame Esqueleto, é somente no nome. Pois a vida, as cores e a esperança habitam nas moradas do local. As dificuldades são grandes, mas em momentos como este, ela se torna passageira. O invisível toma forma e passa a ser visto. E o amor que é partilhado, nem mesmo o dicionário Aurélio é capaz de definir.


Vinícius Fernandes- 4º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Voluntários fazem a alegria das crianças em Jardim Gramacho

Deixe um comentário