Arte Cultura Participe da notícia

Exposição destaca pontos sobre a criação da personagem Mafalda

Em um sábado de elevadas temperaturas era possível ver que nem só de praia vive o carioca. O salão principal da Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro, acomodava várias pessoas de diferentes faixas etárias. Desde casais e adultos até jovens e crianças, todos tinham o mesmo propósito: conhecer a exposição da menina questionadora. Intitulada “Mafalda na sopa”, a mostra foi inaugurada no espaço no último dia 5 de Setembro. O nome do evento vem da expressão argentina “en su sopa”, algo como “tranquila em sua área” e também remete a uma brincadeira com o prato que a personagem menos gosta.


IMG-20150921-WA0044


Além de humor, o acervo traz a história de mais de cinco décadas da criação de Mafalda e sua turma, seus primeiros esboços e muitas tirinhas. É possível ver também painéis com cartas de fãs, envelopes e selos temáticos, capas de edições em outros países como Japão, Alemanha e México e edições especiais como as de Natal. Seu criador, Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, também aparece em fotos e quadros que ilustram o espaço, assim como homenagens de ícones do humor gráfico.

Uma das mais emblemáticas dedicatórias ao cartunista argentino está destacada no piso superior. O quadro que Maurício de Sousa fez em comemoração dos 50 anos de Mafalda, fica na área de quadrinhos. Nele, se vê Mônica oferecendo o famoso coelhinho de pelúcia Sansão à indagadora hermana. “Sou fã das duas personagens desde pequeno. Mesmo com perfis bem diferentes ver um encontro delas é muito legal”, comenta o estudante de Design gráfico, Thiago Augusto.


IMG-20150921-WA0031


As novidades também estão espalhadas por toda a Biblioteca. Bandeirolas, fotografias de grafites do desenho e livros de tirinhas tomam conta de todo local. Na mostra é permitido tirar fotos e aqueles que quiserem podem usar a hashtag #MafaldanaBPE nas mídias sociais. E a interatividade também foi parar no papel. No segundo andar existe um varal de desenhos que é composto por intervenções de crianças na oficina da exposição aos sábados. Assim, o público infantil participa na prática da criação de quadrinhos.

Para aqueles que querem levar um pedacinho das historinhas de Mafalda consigo é possível comprar lembrancinhas como blusas, imãs e livros da menina na loja Parceria Carioca, localizada no prédio anexo. A mostra que é organizada pelo Ministério das Relações Exteriores da República Argentina, pela Biblioteca Nacional Mariano Moreno, pela Embaixada da Argentina no Brasil e pelo Consulado da Argentina em parceria com a BPE fica em cartaz até o dia 24 de Outubro deste ano.


Marcia Silva

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Exposição destaca pontos sobre a criação da personagem Mafalda

Deixe um comentário