Em um sábado de elevadas temperaturas era possível ver que nem só de praia vive o carioca. O salão principal da Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro, acomodava várias pessoas de diferentes faixas etárias. Desde casais e adultos até jovens e crianças, todos tinham o mesmo propósito: conhecer a exposição da menina questionadora. Intitulada “Mafalda na sopa”, a mostra foi inaugurada no espaço no último dia 5 de Setembro. O nome do evento vem da expressão argentina “en su sopa”, algo como “tranquila em sua área” e também remete a uma brincadeira com o prato que a personagem menos gosta.
Além de humor, o acervo traz a história de mais de cinco décadas da criação de Mafalda e sua turma, seus primeiros esboços e muitas tirinhas. É possível ver também painéis com cartas de fãs, envelopes e selos temáticos, capas de edições em outros países como Japão, Alemanha e México e edições especiais como as de Natal. Seu criador, Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, também aparece em fotos e quadros que ilustram o espaço, assim como homenagens de ícones do humor gráfico.
Uma das mais emblemáticas dedicatórias ao cartunista argentino está destacada no piso superior. O quadro que Maurício de Sousa fez em comemoração dos 50 anos de Mafalda, fica na área de quadrinhos. Nele, se vê Mônica oferecendo o famoso coelhinho de pelúcia Sansão à indagadora hermana. “Sou fã das duas personagens desde pequeno. Mesmo com perfis bem diferentes ver um encontro delas é muito legal”, comenta o estudante de Design gráfico, Thiago Augusto.
As novidades também estão espalhadas por toda a Biblioteca. Bandeirolas, fotografias de grafites do desenho e livros de tirinhas tomam conta de todo local. Na mostra é permitido tirar fotos e aqueles que quiserem podem usar a hashtag #MafaldanaBPE nas mídias sociais. E a interatividade também foi parar no papel. No segundo andar existe um varal de desenhos que é composto por intervenções de crianças na oficina da exposição aos sábados. Assim, o público infantil participa na prática da criação de quadrinhos.
Para aqueles que querem levar um pedacinho das historinhas de Mafalda consigo é possível comprar lembrancinhas como blusas, imãs e livros da menina na loja Parceria Carioca, localizada no prédio anexo. A mostra que é organizada pelo Ministério das Relações Exteriores da República Argentina, pela Biblioteca Nacional Mariano Moreno, pela Embaixada da Argentina no Brasil e pelo Consulado da Argentina em parceria com a BPE fica em cartaz até o dia 24 de Outubro deste ano.
Marcia Silva


0 comentário em “Exposição destaca pontos sobre a criação da personagem Mafalda”