Durante cinco dias, alunos da Veiga de Almeida puderam aprender um pouco sobre sustentabilidade, acessibilidade, segurança e diversos outros temas. Uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) trouxe, pelo 11º ano consecutivo, a Semana de Responsabilidade Social, entre os dias 14 e 18 de setembro. O evento aconteceu nos campus Tijuca, Barra e Cabo Frio, mostrando um novo lado de suas profissões para os cursos de Comunicação, Biologia, Design Gráfico, dentre outros.
Como o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), a UVA sediou mais um evento com a finalidade de mostrar uma realidade de cerca de 50 milhões de brasileiros com algum tipo de necessidade especial. “Esse apoio [FAPERJ] indica, também a relevância do evento”, explica a coordenadora de Extensão Universitária, Solange Iglesias.
Ainda sobre o tema, Solange completa:“responsabilidade Social é o foco das iniciativas institucionais para harmonizar as complexidades do mundo contemporâneo, sem desabrigar a autonomia presente, naturalmente, nas soluções ideais”.
Segundo as regras éticas e morais, o dever de todo o estabelecimento é incluir obras e meios que facilitem a acessibilidade para quem precise. A Veiga, principalmente nos últimos anos, vem modificando a estrutura de seus Campus para, assim, facilitar o trânsito de portadores de deficiência física.
Uma das ações inéditas desta edição foi a “Casa dos Anões”, no campus Barra-Marapendi, onde o visitante pode interagir e conhecer o dia a dia de um portador de nanismo. Com dois cômodos, um quarto e um banheiro, o ambiente – desenhado pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Designer de Interiores – possuía diversas soluções tecnológicas para tornar a vida de anões mais acessível. “Nosso objetivo também como a nossa Universidade pode ajudar a desenvolver soluções simples e muito eficazes para dar mais qualidade de vida a estas pessoas”, diz a arquiteta e Diretora do Campus, Lourdes Luz. Dentre os visitantes, estava a passista da Unidos do Viradouro, Rainha do Carnaval 2016, Viviane de Assis, de 1,23m de altura.
Enquanto no campus Tijuca, a solenidade consistiu em várias amostras para conscientizar os alunos sobre temas como doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável com o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, prevenção de doenças, entre outros temas. Além disso, os alunos de comunicação social puderam aprender sobre jornalismo sustentável em um curso gratuito e no dia 17, um concerto com cordas preencheu com música a atmosfera da capela. Mas as ações e parcerias não pararam por ai.
Durante evento os palestrantes apresentaram o filme “Josephine King” e a peça “Stella do patrocínio”. O evento marcou o término da semana de psicologia, sempre comemorado próximo da data do Dia do Psicólogo, 27 de agosto. A semana de Responsabilidade Social do Ensino Superior, que tinha com função ter atividades de vários cursos voluntárias simultâneas, também se encerrou nessa mesma data.

O filme “Josephine King”, do diretor Gustavo Rosa de Moura, conta a história real de uma mulher diagnosticada bipolar que aos 40 anos, após mais uma tentativa de suicídio, começou a pintar uma série de autorretratos, nos quais escancaravam todo seu sofrimento. Hoje em dia, Josephine começa a ganhar notoriedade e repercussão. As professoras Aline Drummond, Danielle Lamarca, Luciana Marques e a mediadora Cristina Tadeu procederam um debate sobre o audiovisual.
A peça teatral “Stella do Patrocínio”, que mostra um pouco da história de Stella, considerada esquizofrênica e que impressionava com suas falas poéticas, marcou o ponto alto da cerimônia. As atrizes Patricia Nery, Clara Nery e Patricia Mello tentam deixar transparecer que os loucos não são perigosos. “O louco não é incapaz, não é irresponsável, essa desconstrução dessa loucura, não se pode colocar o louco em parênteses e ver só a doença. Não é assim! a Stella produziu muita coisa bacana”, relata Patricia Nery.

No Campus Downtown, os alunos de comunicação em parceria com a Casa Ronald MC Donald’s e uma equipe de profissionais do salão Regis Melo Hair Stylist fizeram uma coleta de cabelo. Quem quisesse poderia participar, mas era necessário ter o mínimo de dez centímetros de cumprimento. Além disso, houve uma coleta de Leite Ninho em Pó Integral e de fraldas infantis nos tamanhos G e XG.
Dentre diversas palestras e ações, a Semana da Responsabilidade Social serviu para mostrar a preocupação da instituição com os seus alunos excepcionais, mas também se posicionar diante de um Brasil que ainda tem problemas para aceitar as diferenças. Fotos de diversas culturas e religiões foram expostas no térreo do Bloco C do Campus Tijuca para lembrar a quem visse, que a nossa atual cultura é uma miscigenação de diversas outras. Esse, dentre outros, é um motivo para se aceitar as diferenças.
Junno Sena, Thiago Carvalho e Rodrigo Soares
![20150917_124112[1]](https://agenciauva.net/wp-content/uploads/2015/09/20150917_1241121.jpg?w=950)
Oi, gostaria das fotos da peça da Stella!
Obrigada!!!
Patrícia, manda um email pro iago.moreira@uva.br pedindo isso.
att.