Geral Participe da notícia

Biologia em Dia

Palestras e minicursos são realizados no evento da unidade Tijuca.


O 1° encontro de Zoologia e Botânica na Universidade Veiga de Almeida, Campus Tijuca, ocorreu nesta terça-feira (15), sob a organização da professora Maria Alice e a coordenadora da Dr. Magda Tubino. Opções não faltaram, na parte da manhã ocorreram palestras voltadas para áreas mais gerais da biologia e à tarde minicursos de setores específicos foram ofertados aos participantes.

Bot 1
Minicurso

O evento é promovido com o intuito de mostrar, para os futuros profissionais, todo o potencial de pesquisas, tanto em zoologia quanto botânica. Um dos integrantes da comissão responsável pelo eventos, Reinaldo Candido – estudante do 4° período de Biologia – , cita que muitos alunos ficam em dúvida sobre qual área seguir durante o curso e por meio do evento tiveram a oportunidade de conhecer novas possibilidades e se aprofundarem em algum seguimento de maior interesse. Os estudantes também apreciaram exposições de trabalhos temáticos feitos por monitores.

Durante o evento os palestrantes, professores e doutores mostraram todo o entusiamo de poder compartilhar essas experiências com os alunos. “Eles irão ficar muito surpresos com tanta coisa legal, apesar da Botânica não ser uma área tão requisitada”, relatou Dr. Marco Rocha, que ministrou o minicurso de prospecção de produtos naturais da flora brasileira.

Rodrigo Guerra, responsável pela palestra “Por que o papagaio é verde? A formação das cores nas penas das aves”, segue, também, com boas expectativa do evento. “A ideia do evento foi muito interessante, compacta e focada em Botânica e Zoologia. E ainda podemos com a ajuda dos alunos que interagiram muito bem”, conta o biólogo.

IMG_0034
Casco de Tartaruga

Cursando Ciências Biológicas, Arthur André elogia a palestrante Karine Hmeljevski, que apresentou o tema “Genética de população em plantas aplicada à conservação”. Na opinião do estudante, a doutora conseguiu passar uma explicação sobre a diversidade genética em plantas e espécies, que ocorrem no Brasil, de uma maneira bem interessante. A mesma declarou que queria, de uma forma mais prática, fazer os ouvintes entenderem o quanto é importante a pesquisa para as conservações das espécies.

Outra apresentação teve como tema o “Projeto Aruanã – Tartarugas Marinhas”, ligado a Universidade Federal Fluminense (UFF), que teve como objetivo monitorar a pesca artesanal e também realizar capturas intencionais periódicas, principalmente na região oceânica de Niterói, na praia de Itaipu. “Temos uma ótima relação com os pescadores locais, eles sabem que não podem capturar as tartarugas, e quando acontece, eles nos avisam imediatamente para podermos fazer o monitoramento”, declarou a Bióloga Amanda Vidal. A proposta não conta com apoio financeiro do governo, tendo que se auto sustentar vendendo produtos, contando com contribuições anônimas e dos próprios funcionários e estagiários.

Aproveitando a ocasião, Magda Tupino anunciou que na próxima quinta-feira (17), haverá o trote para os calouros que iniciam o curso no segundo semestre de 2015. A celebração será no Parque Laje, localizado aos pés do morro do Corcovado, Zona Sul do Rio, e convidou os estudantes para irem ao Fórum de Biologia, que acontecerá no mês de outubro.


Rodrigo Soares, Thiago Carvalho e João Vitor Barros.

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Biologia em Dia

Deixe um comentário