Participe da notícia Saúde Sociedade

Prefeitura de Petrópolis e Comdim promovem evento sobre Enfrentamento à Violência Doméstica

Na última terça-feira (11) ocorreu a abertura da III Semana de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em Petrópolis, o mesmo organizado pela Prefeitura junto do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) que visava comemorar o sancionamento da Lei Maria da Penha com o objetivo de alertar a população sobre as vítimas de violência doméstica e debater sobre o assunto, ensinando através de cursos e palestras, que as mulheres devem unir forças e agir diante do problema. “A lei faz nove anos neste ano. Em um primeiro momento, estreitamos nossos laços com o judiciário, criamos uma cartilha que, além de esclarecer o que é violência, deixa claro para a mulher aonde procurar por ajuda.” Disse Drica Madeira, coordenadora do Comdim.

Esta foi a terceira semana, mas a preocupação e a mobilização do Conselho Municipal vem expandindo até o que é hoje. A primeira semana, que ocorreu em 2013, os organizadores criaram uma cartilha que, além de esclarecer o que é violência, deixava claro para a mulher onde procurar por ajuda. No ano seguinte, o objetivo foi envolver as universidades da cidade de Petrópolis no assunto. “Hoje temos parcerias com a Estácio de Sá e a UCP que garantem o atendimento jurídico e psicológico à usuárias do Centro de Referência de Atendimento a Mulher (Cram) e com o apoio da FASE, criamos o Observatório da mulher, que tem o compromisso de auxiliar o Comdim na formulação de suas políticas.” Disse a coordenadora.

asud hsahbdkjsadlk

O evento ocorreu do dia 11 até o dia 14 de agosto e durante os quatro dias, apresentaram cursos, palestras e sensibilizações. A abertura se deu com a exibição do documentário “Silêncio das Inocentes” que mostra como se processa no Brasil a aplicação da Lei Maria da Penha, discutindo as ações em prol da defesa das vítimas. O foco do documentário, além de contar a história da mulher que deu nome a lei, Maria da Penha, que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido e pai de suas três filhas, é apresentar o cotidiano de quem sofreu a violência doméstica, trazendo nele diversos depoimentos de vítimas e especialistas.

O segundo dia se deu com o curso de capacitação de Policiais Militares – “Acolhimento a mulheres em situação de violência doméstica” – e no terceiro, ocorrendo uma sensibilização de Agentes Comunitários de Saúde, ensinando a mulheres e homens dessa área a como ajudar pessoas nessa posição. “Este ano, pretendemos capacitar policiais militares e agentes de saúde, por que acreditamos que nossa rede de atenção a mulher precisa estar preparada para atender aquelas que estão em situação de vulnerabilidade.” Explicou Drica.

O encerramento ocorreu na sexta-feira, na Praça Dom Pedro a partir das 10h com uma ação de sensibilização e informação às mulheres, a “Ocupação da Praça”. Onde diversas pessoas se encontraram para passar mais informações sobre o assunto e mostrar que é um tema preocupante. Em uma pesquisa elaborada pela Comissão Especial de Estudos da Corregedoria de Justiça do Estado do Piauí, no Brasil, a cada 15 segundos uma mulher sofre espancamento e 70% dos assassinatos de mulheres são praticados por maridos, companheiros ou amantes. A proposta principal foi a de ampliar a visibilidade deste problema enfrentado pelas mulheres, além de promover o debate e a reflexão sobre o tema a fim de ajudar a transformar a realidade.

Por: Junno Sena

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Prefeitura de Petrópolis e Comdim promovem evento sobre Enfrentamento à Violência Doméstica

Deixe um comentário