A campanha nacional organizada pela Femama, Por Mais Tempo chegou em Petrópolis para arrecadar mais assinaturas para a causa. Tendo começado na terça-feira (28), a mesma ficou até sexta (31) na Praça Dom Pedro, no Centro, das 10h às 16h esclarecendo dúvidas e convidando qualquer interessado a assinar a petição do projeto.
O principal objetivo do movimento é chamar a atenção do governo para o tratamento de câncer de mama metastático, que não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também conhecido como câncer de mama avançado ou estágio VI, é o câncer de mama que se espalhou para além de seu foco inicial, frequentemente atacando os ossos, pulmões, fígado ou cérebro. “A população tem sido muito solidária. E falar sobre a saúde das mulheres me deixa sempre muito feliz” explicou Drica Madeira, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento a Mulher.
A campanha foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) junto com a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). Novos tratamentos, graças aos avanços científicos, foram desenvolvidos para aumentar a expectativa de vida das pacientes que convivem com esse tipo de câncer, mas nem todas estão tendo acesso a eles. “Os planos de saúde já disponibilizam uma medicação que ajuda as mulheres a prolongarem a vida delas, mas o SUS não.” Disse Patrícia, uma das voluntárias que estava coletando assinaturas na Praça Dom Pedro. “Então as mulheres que tem plano de saúde tem o direito de viver mais, mas as do SUS não.” completou a voluntária.
De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, estima que cerca de 50% dos casos de câncer de mama sejam diagnosticados já em estágio metastático avançado no SUS. Logo com um atendimento mais eficaz e com novos tratamentos reconhecidos pelo Brasil, essas mulheres teriam, como diz a campanha “mais tempo.” Nesses tipos de casos a prevenção se torna essencial, quanto mais cedo for descoberto e combatido, as chances de cura e de não chegarem em um estado de metástase são maiores. “O que queremos é que todos tenham os mesmos direitos. Que todos possam viver mais e com melhor qualidade.” Enfatizou Ana Cristina Mattos, Presidente da APPO.
O lançamento da campanha ocorreu em São Paulo, nela foi divulgada uma pesquisa exclusiva a respeito da percepção da sociedade sobre a doença. Desde então, o site tem adquirido uma série de ações online, como minidocumentários que mostram a vida e os desafios das mulheres que sofrem da doença, além da petição que no momento é o foco.
Além de começar a passar por outros lugares além de São Paulo, diversos atores e apresentados da rede de televisão Globo aderiram a causa, como Ana Maria Braga, Reynaldo Gianecchini, todos respondendo a pergunta: “O que você faria se tivesse mais tempo?”.
Em Petrópolis, hoje, há uma estrutura onde encontramos vagas disponíveis para mamografias e exames, mulheres que precisam de cirurgia de mama não enfrentam mais filas, mas infelizmente não é algo que vemos em outros municípios. A conscientização do auto-exame e dos problemas que outras mulheres passam com isso é a maior arma contra o câncer metastático no momento.
Por enquanto, a petição chegou a 140.111 assinaturas. Ajude essas mulheres a terem mais chances de viver e entre no site.
Por: Junno Sena

0 comentário em “Campanha ‘Por Mais Tempo’ Ganha Apoio dos Petropolitanos”