Arte Cultura Participe da notícia

Rio: Uma Cidade, Diversos Olhares

Exposição Carioca, com um Toque Francês.

Começado no dia 14 de Abril desse ano, o Museu de Arte do Rio (MAR)  vem sendo casa da exposição  “Rio – Uma paixão francesa”, que reúne uma seleção de 75 fotografias e vídeos provenientes de acervos das mais respeitadas instituições francesa. Os registros foram feitos pelos artistas brasileiros Marc Ferrez, Augusto Malta, José Oiticica, Alberto Ferreira e Rogério Reis; pelos franceses Raymond Depardon e Vicent Rosenblatt; o marroquino Bruno Barbey e o romeno Ghérasim Luca, entre outros expoentes da história da fotografia.

(foto: Augusto Malta)
(foto: Augusto Malta)

A exposição, que faz parte das comemorações do aniversário de 450 anos da cidade e abriu a programação oficial do FotoRio 2015, tem a curadoria assinada por Jean-Luc Monterosso e Milton Guran, com curadoria-adjunta de Cristianne Rodrigues. Resultado de dois anos de pesquisa.

“Rio – Uma paixão francesa” é dividida em quatro núcleos – Histórico, Modernista, Contemporâneo e Documental – que apresentam ao público imagens raras, obras emblemáticas e o olhar do estrangeiro sobre cenas do cotidiano carioca.

Até a segunda guerra mundial, o Rio de Janeiro – justamente por suas belezas naturais – era uma das cidades mais fotografadas do mundo, ficando atrás apenas de Paris. A exposição conta com diversos tipos de fotos da cidade em variadas situações, além de conter fotos de crianças, favelas, bailes funk e uma série de fotos de famosos surfistas de trem, além de registros exaltando a beleza natural do Rio.

(foto: Rogerio Reis)
(foto: Rogerio Reis)

Entre as dezenas de fotos estão os retratos de famílias da elite carioca registrados pelo Português Joaquim Insley Pacheco e a Panorâmica da missa campal pela abolição da escravatura, realizada em 17 de maio de 1888, feita por A. Araújo de Barros.

Os vídeos relatam mais profundamente a vida do carioca, em um deles conta a história de uma moradora do morro da Providência, situado no centro do Rio. Ela conta sobre a vida dentro do morro, dos perigos e dos sonhos que ela gostaria que realizassem para a comunidade.

A exposição  fica em cartaz até o dia 9 de Agosto no Museu de Arte do Rio, situado na Praça Mauá  no Centro da Cidade, funcionando de Terça à Domingo, das  10h Às 17h, a entrada custa R$ 8,00.

Foto Rio 2015: Autocromos da coleção Arhives de la Planète

Além de poder admirar as obras sobre o Rio no MAR, o visitante que for ao CCBB também pode conferir, gratuitamente, registros da cidade maravilhosa. Pertencentes ao Musée Albert Kahn, em Paris, e assinado por Augusto Léon, “As Primeiras Cores do Rio” é uma coleção de vinte autocromos, técnica desenvolvida pelos Irmãos Lumière, que se baseia na inversão da imagem e, quando observadas contra a luz, reproduzem as cores. Foto Rio 2015 (2)

O Rio de Janeiro foi o cenário das primeiras fotografias a cores produzidas na América do Sul, em 1909. Devemos essa primazia ao banqueiro e mecenas francês Albert Kahn que se dispôs a documentar, como ele mesmo disse, “aspectos, práticas e modos da atividade humana cujo desaparecimento fatal é apenas uma questão de tempo”. Dessa forma, fica clara a paixão dos franceses pela “Paris Tropical”, apelido dado ao RJ pelos franceses, no início do século XX.

As imagens nos mostram um Rio recém-reurbanizado, ainda sem alguns dos seus mais famosos adereços, em um clima nostálgico, que é reforçado pela fatura, levemente esmaecida, das cores dos primeiros registros fotográficos coloridos.

A exposição fica disponível para o público carioca até 21 de setembro, de quarta à segunda, das 9h às 21h.

Por: Thiago Cortes e Junney Silem

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Rio: Uma Cidade, Diversos Olhares

Deixe um comentário