Participe da notícia

Um passeio pelas artes do Instituto Moreira Salles

O Rio antigo está mais atual do que nunca. Num momento em que a cidade passa por grandes obras o Instituto Moreira Salles expõe “Rio: Primeiras Poses”, que são visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930) e “Um Passeio pelo Rio” que retrata a cidade nas andanças de Joaquim Manuel de Macedo.

A exposição “Rio: Primeiras Poses” contêm imagens de grandes mestres da fotografia brasileira e de fotógrafos anônimos e amadores que ajudaram na construção da representação fotográfica do Rio de Janeiro durante o Segundo Reinado e nas primeiras quatro décadas da República. Composta por 450 imagens do Rio de Janeiro nas fotografias de Augusto Stahl, Revert Henry Klumb, Victor Frond, Georges Leuzinger, Marc Ferrez e outros fotógrafos que documentaram a cidade nessa época.

É possível acompanhar, por meio dessas imagens, o processo de transformação no país e na cidade a partir da chegada da fotografia ao Rio de Janeiro. Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, “Rio: Primeiras Poses” apresenta fotografias, negativos, álbuns e estéreos-copias originais, associadas a imagens a partir do acervo do Instituto Moreira Salles.

Abril - Efeitos (2)
Exposição Um Passeio Pelo Rio

O Instituto Moreira Salles apresenta também a exposição individual do fotógrafo norte-americano William Eggleston, a cor americana. Suas famosas imagens coloridas apresentam o cotidiano e a paisagem das pequenas cidades e subúrbios do sul dos Estados Unidos, a região natal do fotógrafo, durante os anos 1960 e 1970. O fotógrafo abriu novos caminhos ao mirar suas lentes em elementos vistos no nosso dia-a-dia (carros, outdoors, shoppings, supermercados…).

Eggleston explorava a liberdade na composição das imagens e apostava na sedução da cor – até então mais presente na fotografia amadora e publicitária –, o que tornou-se objeto de intenso debate entre a comunidade fotográfica e foi duramente criticada. Ao longo dos anos, no entanto, a mostra se transformou num marco. A exposição traz pela primeira vez ao Brasil uma extensa seleção de fotografias produzidas durante a década de 1960 e 1970, considerados os anos dourado do fotógrafo.

Abril - Efeitos (7)
Chafariz Instituto Moreira Salles

Por: Brigida Brito

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Um passeio pelas artes do Instituto Moreira Salles

Deixe um comentário