
O Muay Thai tem se tornado cada vez mais popular entre os praticantes de esportes. Atualmente é a arte marcial mais procurada nas academias por pessoas que querem perder peso, ganhar tônus muscular e condicionamento físico. Conhecido também como boxe tailandês, a luta utiliza oito armas de combate: punhos, cotovelos, joelhos e canelas. As aulas duram entre uma hora e 90 minutos, onde pode se perder em média, 750 a 800 calorias – e se destacam pelo dinamismo e divertimento.
Diferentemente da musculação, os treinos do Muay Thai envolvem rotinas diversas de golpes e outros exercícios físicos, como corrida, flexões e abdominais. “Todo corpo é movimentado, assim todos os músculos são trabalhados, principalmente a musculatura das coxas, ombros e peitoral”, diz o professor e lutador profissional, Washington Macario, 24 anos.
Por trabalhar diversas partes do corpo, os benefícios do muay thai são muitos. Ele tonifica os glúteos, braços, ombros, costas, barriga, pernas e panturrilha. Os ossos adquirem maior densidade, as articulações ficam mais flexíveis e a coordenação motora é ampliada. Além disso, o esporte desenvolve a autoconfiança e alivia o estresse.
Mas não se deve ter preocupação só com a definição do corpo e emagrecimento. Para lutar Muay Thai tem que ficar atento à proteção: é preciso o uso de caneleira, protetor bucal e luvas de boxe. As roupas devem estar adequadas para a prática da atividade física – para as mulheres, top para proteger os seios, e para os homens, protetor genital,;camiseta de lycra ou algodão e shorts ou bermudas reforçadas para ambos.
Além da preocupação com as roupas, os problemas de saúde não impedem a inscrição nas aulas da arte marcial tailandesa. Mas, antes de começar qualquer atividade física, é importante procurar um médico e realizar uma boa avaliação.
(Por Glayce Souza)
0 comentário em “A febre do Muay Thai”