Exercícios físicos praticado em todas as idades

A hidroginástica é uma aliada importante de idosos que buscam exercícios alternativos

A hidroginástica é uma aliada importante de idosos que buscam exercícios alternativos

A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida, principalmente para a terceira idade. Porém, o tipo de exercício a ser realizado depende das preferências pessoais e das possibilidades do idoso. O importante é que ele sinta prazer ao praticar uma atividade.

Um programa de exercícios físicos bem direcionado e eficiente para esta idade deve ter como meta a melhora da capacidade física do indivíduo, diminuindo a deterioração das variáveis de aptidão física como resistência cardiovascular, força, flexibilidade e equilíbrio, o aumento do contato social e a redução de problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.

Para Eliseu Carvalho, profissional de Educação Física e responsável pelas aulas de hidroginástica do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) de Nova Iguaçu, dentre as atividades mais indicadas estão as aeróbicas, na qual é trabalhado o sistema cardiovascular, como, caminhada, bicicleta, dança e natação. “Também há as que privilegiam o sistema musculoesquelético, como, a musculação e alongamento”, indica Eliseu.

Praticar exercícios de forma regular influencia no processo de envelhecimento. Entre os benefícios está o impacto sobre as funções orgânicas e garantia de maior independência pessoa. A prática também proporciona um efeito benéfico no controle, tratamento e prevenção de doenças, tais como diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, arteriosclerose, varizes, artrose e outras.

“É possível perceber que a atividade física regular e um estilo de vida ativo são necessários para saúde e qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. Trabalhar o fortalecimento muscular é importante para diminuir o déficit motor, prevenir doenças e melhorar a auto-estima, explica Leonardo Miranda, Física e responsável pelas aulas de hidroginástica do Esmuti.

De acordo com preparadores físicos, o envelhecimento fisiológico não acompanha necessariamente a idade cronológica. Portanto, não há idade limite para começar a prática, desde que siga a orientação de um profissional. O sedentarismo é sem dúvida, um poderoso inimigo para quem deseja uma vida saudável.

(Por Aloma Maria)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s