Arquiteta dá dicas para decorar sala de jogos
Está com espaço sobrando em casa? Uma boa alternativa para preencher com estilo esse m² em branco é criar uma sala de jogos, para brincar com a família, receber os amigos e ser um lugar de descontração e diversão naqueles dias estressantes. Diferenciado, o ambiente pode ainda reunir várias opções de entretenimento, dependendo do espaço e do orçamento que o proprietário dispõe.
Mas engana-se quem pensa que para ter uma sala de jogos é necessário um grande espaço. Atualmente, as tecnologias de produção de móveis permite que eles sejam mais compactos, como mesas de bilhar que viram mesa de jantar, por exemplo. Para dar algumas dicas, a arquiteta Renata Manssur entra em cena para facilitar a decoração deste ambiente descontraído.
Sobre a diferença de uma sala de jogos para uma família e solteiros, Renata revela que, normalmente, familiares têm a preocupação de estarem todos reunidos e integrados a outros cômodos. O solteiro, ela já diz que, geralmente, essa pessoa abre mão de uma sala de jantar para uma área de jogos.
Para complementar este ambiente que pode ter mesa de bilhar, de ping-pong, carteado, xadrez, pinball e videogames, a arquiteta destaca a iluminação e a decoração. “A mesa de bilhar, por exemplo, pede uma luz focada pendente. Mas, às vezes, o cliente pede sem essa iluminação fixa para dar mais flexibilidade”.
Ela também comenta sobre a decoração. Neste sentido, Renata afirma que é sempre bom ter um bar ou uma adega para complementar o visual. “Normalmente, as pessoas ficam bebendo em volta, por isso, é mais prático ter uma geladeira ou guarda copos por perto”. Por se tratar de jogos, Renata completa que é sempre bom ter um quadro negro para anotar os resultados.
Em caso de arrependimento
No outro lado da moeda, para quem se arrepende de ter reservado um pequeno ou grande ambiente para jogos, a especialista destaca que ambiente tem de ser pensado de maneira flexível. “Em locais pequenos é só substituir os móveis e sala de jogos de casas grandes, o espaço pode ser transformado em home office, biblioteca, academia e por aí vai”.
Tem solução até para quem se arrepende, mas ninguém nunca desistiu, segundo a arquiteta. Então, a sala de jogos pode renovar o clima na sua casa. Solteiro ou casado, com espaço pequeno ou grande, o ambiente é para reunir gente que se gosta, tomar uma cerveja, rir e jogar a vontade.
Cristiano Kubis – Jornalismo Digital – 8º período
0 comentário em “Toda a família ganha”