Esporte

A reerguida do Futebol e Clube América

Como o clube que entrou em colapso, conseguiu se reerguer e hoje sonha em voltar a série A

O Clube América é tradicional do Rio de Janeiro, fundado no bairro da Tijuca, e diversas vezes campeão carioca, hoje vive em uma má fase em questões financeiras. Fundado em 1904, no Rio De Janeiro, nasceu de uma cisão do Clube Atlético da Tijuca, que levou seus dissidentes a criar uma nova agremiação.

Antes de ser América Football Club, surgiram três propostas para o nome do clube: Rio Football Club, em homenagem à Cidade e Praia Formosa Football Club, por ser o nome da rua em que o clube estava sendo criado. Mas a proposta aceita para o nome oficial do clube foi: America Football Club, em homenagem ao continente como um todo.

No futebol, o clube teve seus anos de glória. Campeão carioca sete vezes, já participou de mais de quatro mil partidas em sua história. A sua última vitória no campeonato carioca foi em 1960. Uma das conquistas mais relevantes, assim como o último título, foi o torneio dos campeões em 1982. Depois desse título, o América viveu tempos difíceis.

Entre idas e vindas, em 2006 o clube voltou os seus tempos de glória, sendo a sensação do campeonato carioca, chegou a final, mas perdeu. Em 2008, foi rebaixado para a segunda divisão, subiu em 2010 e voltou a cair em 2011.

Em 2012, o América vivia uma dura realidade, depois do rebaixamento pela segunda vez da série B do campeonato carioca, o clube quase teve que fechar as portas.

A sede localizada na Tijuca foi ameaçada de despejo por dívidas e houve até a possibilidade do clube ser vendido para quitação de dívidas. Em meio ao caos, o Presidente do Clube, Vinícius Cordeiro, recorreu ao poder público.

“O clube teve 14% das suas dívidas pagas. Estamos investindo para que o Clube América possa voltar a ser local de lazer não só para a Tijuca, como para o Rio de Janeiro”, disse Vinícius Cordeiro, presidente do Clube, em entrevista concedida à TV Câmara (http://www.youtube.com/riotvcamara)

Apesar dos problemas financeiros, o Clube América continua em efetivo por contas de eventos de Anime (voltado para o público que gosta de desenhos japoneses) e shows. O América tem como prioridade no futebol, investir nas categorias de base.

O clube deseja retomar a “fábrica de craques” e voltar à gloria do cenário esportivo.

Curiosidades
No ano de 2004 o clube completou o centenário. Participou pela primeira vez em toda sua história, da Copa do Brasil. Não conseguiu passar sequer, do primeiro jogo.

Em 2012, o Clube América foi tombado como patrimônio da humanidade.

A prefeitura demorou cinco anos para concretizar o tombamento do clube.

O clube américa além de ter o futebol como meio de atividade cultural, ele mantém um espaço dedicado à festas e teatros. Atualmente o teatro Max Nunes, encontra-se desativado. Mas a diretoria quer voltar com as atividades culturais para a comunidade.

D5100_0500

Fontes

http://www.americario.com.br/site2/index.php/clube/
http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_americarj.html

Priscila Coutinho – Jornalismo Digital – 6º Período

0 comentário em “A reerguida do Futebol e Clube América

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s