Participe da notícia

2º Dia de Evento

Já no dia 16 de setembro, o auditório da UERJ contou com a presença de Tatiana Bar, Marcelo Fisher, Thiago Dantas e Leandro Assis. Todos dispostos a passar seus conhecimentos profissionais e causar um bate – papo agradável com os alunos. A então Gerente de Comunicação Interna da Empresa Vale, Tatiana Bar, deu início a palestra explicando os deveres e funções da comunicação interna para o funcionamento de empresas.

O foco principal que a palestrante mencionou foi a comunicação direta entre o líder e os empregados. Apesar das novas tecnologias e o avanço da informação, o contato pessoal ainda é a melhor opção. Num mundo globalizado, não basta apenas limitar-se ao nosso território. Segundo Tatiana, profissionais da área de comunicação devem se preocupar com a qualidade da comunicação para que os objetivos sejam alcançados e possam ir além das fronteiras nacionais.

Marcelo Fisher, graduado em Relações Públicas pela UERJ, palestrou sobre o futuro da profissão.  As novas tendências entre o público e o privado ainda é uma questão relevante. “Eu acho que somos mais livres quando estamos desconectados, de quando expomos nossa opinião nas mídias sociais”, argumenta Marcelo. A palestra foi  voltada para a realidade do mundo atual, com ênfase entre o embate do público e o privado.

Marcelo menciona a sociedade do espetáculo em nível social comparando com o direito de “ser esquecido”, fazendo alusão a “timeline” do Facebook. “Eu tenho o direito de não ter minha vida exposta na rede por terceiros”, comenta o comunicador. Atualmente, Marcelo trabalha nas áreas de planejamento, criação e redação da Metara Comunicação – agência especializada em comunicação para a sustentabilidade. E dentro deste assunto, o palestrante enfatizou a importância de desenvolver ótimos projetos, porém pensando no planeta – projetos sustentáveis. Além de tudo, enfatizou a importância do ser humano em ser honesto e verdadeiro em seus trabalhos.

Formado em comunicação social pela PUC-RJ, Leandro Assis, falou sobre o trabalho do roteirista e o roteiro em si. Afirmou que o profissional precisa dominar as técnicas cinematográficas, ter uma visão de mundo e saber traduzir esta visão para o texto. Porque ao contrário do que muitos pensam, o roteiro nem sempre é uma criação do roteirista, muitas vezes é uma ideia que parte de um livro, música ou do próprio diretor, o trabalho do roteirista é apenas roteirizar a história, seja ela de quem for.

Atualmente, Leandro é roteirista da Conspiração Filmes e dá aulas na Academia Internacional de Cinema (Rio de Janeiro) e carrega um currículo recheado de experiências, como as séries, “Uma Rua Sem Vergonha” e “Morando Sozinho” do canal Multishow, além de trabalhos que renderam prêmios como, “A Mulher Invisível”, vencedora do Emmy Internacional da globo e o longa “Muitos Homens em Um Só”, vencedor de 10 prêmios no 18º Cine-PE.

Também roteirista da produtora Conspiração Filmes há 4 anos, Thiago Dantas, que é graduado em Comunicação Social e habilitado em rádio e TV pela Escola de Comunicação da UFRJ. Apesar da curta carreira Thiago carrega uma bagagem pesada de experiências como assistente em roteiros como, “Alternativa Saúde” da GNT e “Viver para Contar” do Discovery. Além disso, escreveu dois programas de culinária para o canal GNT, “Bela Cozinha” e “Bela Cozinha Verão”.

IMG_20150916_180414152

Thiago deu inicio a palestra discursando sobre a força que a história tem sobre o público e que a base de todo roteiro é o conteúdo que ele aborda. Ele falou também do drama que os roteiristas brasileiros enfrentam com reclamações da baixa qualidade dos filmes e programas. Deixando claro que sem estrutura não há qualidade. Percebendo a dificuldade da área em que escolheu para seguir a carreira, ele, junto com mais dois amigos abriram uma produtora de narrativa, “Vostok”, na qual cria e desenvolve projetos para diversas plataformas. “É preciso inventar a profissão e se arriscar, aproveitar o que a tecnologia oferece para expor seus trabalhos na mídia,” completa o roteirista.

Bruna Mandarino e Raquel Maia

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “2º Dia de Evento

  1. Pingback: Comunicação Social: áreas de atuação e seus desafios |

Deixe um comentário