Aberta não somente aos alunos, mas também para a comunidade local, a Biblioteca Maria Anunciação Almeida de Carvalho, situada no campus da Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca se destaca pelo vasto acervo e por seus serviços. A biblioteca possui obras de referência, publicações periódicas, teses e conteúdos digitais. Os usuários têm acesso ao conteúdo do acervo via terminais ou através de catálogos.
A estudante de medicina da Universidade Souza Marques, Junia Vieira, aproveita que a biblioteca é aberta para estudar, já que em casa não encontra tranquilidade para ler, devido a sua filha pequena e telefonemas. “Mesmo não sendo aluna da UVA, sempre pude contar com o espaço para fazer meus trabalhos e minhas pesquisas, o que está ajudando muito na minha formação acadêmica”.
O acervo possui ao todo 120.417 mil livros. Por ano, são realizadas uma média de 87 mil consultas. A diretora do Sistema de Bibliotecas da UVA, Maria José, fala da importância do acervo para seus usuários. “Devido ao amplo acervo, eles podem adquirir informação e fazer suas pesquisas sem se preocupar se irão achar o que querem. É bastante gratificante ver a frequência de pessoas aqui.”
Os dois destaques da biblioteca são as cabines individuais, que podem ser usadas por alunos e professores que desejam mais privacidade com o uso de seus laptops e as salas de estudo, utilizadas por grupos de alunos que precisam de um espaço para conversar e debater trabalhos e pesquisas.
A Biblioteca Maria Anunciação Almeida de Carvalho está localizada na rua Ibituruna, 108 e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 16h.
Carolina Marques • 6° período • Oficina de Jornalismo
0 comentário em “Biblioteca UVA para todos”