Diante da expansão da educação profissionalizante, muitas escolas têm aprimorado o ensino e incentivado os alunos a se inserirem no mercado de trabalho. Um exemplo disso é o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), no bairro do Maracanã, e que é conhecido por ser referência em pesquisa e graduação tecnológica.
Esta instituição, que tem quase cem anos de história, possui um departamento sem fins lucrativos denominado CEFET JR que realiza consultorias em administração e engenharia e que tem o grande diferencial de ser constituído por alunos de graduação da própria escola.
De acordo com o estudante e presidente do Cefet Júnior, Yaro Carvalho, 20 anos, a Empresa Júnior visa uma maior participação e execução da teoria adquirida ao longo do curso. Além de ser multidisciplinar, ou seja, abrange todos os cursos do Centro Tecnológico. Fundada em 2000 a empresa de consultoria vem proporcionando uma oferta de serviços de qualidade, com um valor de investimento muito abaixo dos praticados pelas consultorias tradicionais.
A empresa tem como finalidade possibilitar o desenvolvimento dos clientes, com soluções criativas e eficientes, através de projetos que agreguem valor aos membros e à sociedade. “Por isso a empresa foi influenciada pelo empreendedorismo, pois além de ser um investimento educacional e prestar serviço à sociedade, o CEFET JR ensina ao aluno como se transformar em um empresário inovador” afirma Yaro.
O presidente também afirma que a empresa trabalha para todos os públicos, ou seja, empresas como a Shell e pessoas físicas, já que a empresa que trabalha visando o estudo, a fidelização de clientes e compromisso social, ou seja, por não ter fins lucrativos seu trabalho é voluntário e todas as verbas adquiridas são investidas na empresa.
Baseado nesta iniciativa de ação social o CEFET JR recebeu uma premiação de qualidade organizada pelo SEBRAE em parceria com a FIRJAN, em 2003, nomeado Prêmio Top Empresarial, que reconhece as iniciativas das empresas e a aplicação de tecnologia e métodos de gestão, assim como a melhoria na qualidade de vida das comunidades.
Segundo Yaro Carvalho, a empresa tem grandes chances de crescimento e notoriedade no mercado empresarial. “Mesmo sendo uma empresa escola o CEFET Jr. oferece um trabalho criativo, inovador e efetivo. E o mais importante é que todas as iniciativas são dos próprios alunos da escola”, afirma.
Dú Menezes – 7º Período
Richard Hollanda – 7º Período
Vivian Borges – 7º Período
0 comentário em “Estudantes a serviço do mercado”