Beco dos Garranchos

O jeitinho brasileiro

 

André Quelhas  

            Não é de hoje que a corrupção é um tema periodicamente discutido e esse mal, por assim dizer, não se restringe somente à classe dos engravatados de Brasília, dos fardados da polícia ou de qualquer outra segmentação que represente algum tipo de autoridade ou poder.

            Quem nunca burlou uma fila, pagou informalmente uma multa de trânsito e coisas do tipo? Muitas pessoas se utilizam do jeitinho brasileiro, da malandragem, para interesses individuais e de um coletivo em particular também.  As pessoas estão sempre buscando o melhor pra elas mesmas, só que, às vezes, esse querer esbarra na ética e, por que não?, na legalidade. Não que seja justificativa, mas é um tanto quanto tentador, principalmente se falando em dinheiro. 

            A problemática não é falta de ética na política e ou na polícia como já foi citado, mas sim na sociedade brasileira, ou pelo menos em grande parte dela. Vale lembrar que tal fenômeno envolve dois lados: se alguém é corrupto, é dedutivo que exista alguém que o corrompa, não é algo totalmente passivo ou totalmente ativo. A corrupção é um reflexo do povo, um estágio avançado do jeitinho brasileiro, só que envolve um valor com mais zeros.

 

             

                                                                                                           

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “O jeitinho brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s