A Petrobras criou no dia 2 de junho o blog “Fatos e Dados”, onde a empresa começou a publicar, diariamente, os seus esclarecimentos, questionamentos e respostas, que foram dadas aos jornalistas. A polêmica começou quando as perguntas que foram feitas pelos jornalistas, muitas vezes em OFF, foram sendo postadas no blog, antes mesmo da publicação de suas matérias nos jornais, causando uma intimidação para os profissionais de comunicação.
A empresa se defende. Por meio de uma nota, diz que isso é fruto do processo democrático e a prática veio para ficar. “Estamos fazendo com que o público tenha acesso, ao mesmo tempo em que o jornalista, à informação que estamos dando”.
Já para a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) “a Petrobras inibe os meios de comunicação e os jornalistas que precisam verificar com a empresa informações de eventuais reportagens que serão veiculadas”.
Há jornalistas que discordam dessa posição da associação de jornalismo investigativo. Um exemplo é o professor de assessoria de comunicação, Márcio Ferreira. Para ele, “a criação do blog é uma forma de defesa que não permite a edição das respostas. O objetivo principal de terem criado foi fazer uma espécie de escudo, principalmente, em um momento onde está sendo investigada”. Além disso, Márcio afirma que não existe nada de intimidador no modo como ela responde.
O fenômeno dos blogs de empresas não é algo novo, mas a forma como a empresa petrolífera usa que é inovadora. Porém, se todas elas passarem a utilizar os diários no mesmo modelo acabará com a função do gatekeeper, ou seja, o filtro entre a empresa e a imprensa.
Na tarde desta quarta-feira (10/06), a Petrobras recuou e disse que irá publicar no blog após fechamento da edição dos periódicos.
Essa é uma discussão que está apenas começando, pois, com o decorrer dos anos, cada vez mais as empresas recorrerão às novas mídias.
Richard Hollanda. 7º Período
0 comentário em “Blog da Petrobras causa polêmica no jornalismo”