O Tijuca Tênis Clube nasceu em 11 de junho de 1915, na rua Uruguai, com o nome de Tijuca Lawn Tennis Club, com o intuito de aproximar os jovens do bairro, e ser freqüentado pelas famílias. Depois de alguns anos seu nome se aportuguesou e foi instalado na rua Conde Bonfim, 451, que é sua atual localização. É um dos clubes do Rio que possui o maior número de associados. Um clube bem tradicional, que possui o convívio de crianças, adultos e adolescentes.
Muitos moradores e associados não consideram só o clube uma área de lazer e distração para os moradores da tijuca, mas também a alma do bairro. Pois nele, há realizações de eventos, como shows, que já levaram para lá várias personalidades e com eles uma grande quantidade de pessoas. Tem bazar de natal, que ocorre todos os anos no início de dezembro e um bar do atleta que é um ponto de encontro dos sócios para festejos.
Quem vai ao clube na sexta feira à noite, poderá encontrar ali, uma reunião de amigos em volta de uma roda de samba feita pelos próprios sócios para encontros e bate-papos. Uma dessas sócias e freqüentadoras da roda de samba é a professora Vânia de Almeida, de 53 anos, sócia-atleta do clube há mais de vinte cinco anos.
“Entrei de sócia bem nova, assim que me mudei para o bairro da Tijuca. Eu jogava Basquete ali e, fui convidada para competir, mas por alguns motivos não pude continuar a competição. O clube representa muito para mim, pois me proporciona momentos de lazer, convívio com os amigos e integração social. Ali criei laços de amizade que mantenho até hoje”.
O Tijuca tênis Clube é o encanto e o orgulho para muitos moradores do bairro e, mesmo para quem não é sócio, o clube traz benefícios e alegrias.Suas atividades são para todas as idades. Antigamente, aos domingos, o clube proporcionava aos adolescentes uma matinê, para que ali pudessem dançar e se divertir. Uma vez ao ano é realizado um campeonato de futebol amador chamado ‘Dente de Leite’, que reúne crianças e jovens de cinco a 19 anos para competir no clube mesmo, num Campeonato interno.
O clube ocupa hoje uma área de 48 mil m2, onde se pratica vários esportes e tem como destaque suas oito quadras de tênis e seu parque aquático com quatro piscinas, uma delas olímpicas. Nas quadras são praticados também, os jogos de basquete e vôlei, que abriga jogos do circuito estadual e nacional e atraem um público bem grande. Já no parque aquático do clube são formados jovens nadadores tijucanos. O Clube é uma área de lazer, educação e formação para seus sócios e admiradores.
Flavia Cunha • 5º Período • Jornalismo Digital
0 comentário em “Tijuca Tênis Clube Vira a Alma do Bairro”