Pouca gente sabe, mas no dia 31 de outubro é comemorado o Dia do Saci. A data comemorativa foi instituída em 2005 pela Assembléia Legislativa de São Paulo. A instauração dessa data foi, na verdade, uma tentativa de valorização da cultura nacional em detrimento da norte-americana, já que, nesse dia, também é comemorado o Dia das Bruxas.
O Dia das Bruxas, ou chamado, Halloween, foi uma das conseqüências do imperialismo cultural dos Estados Unidos sobre as manifestações artísticas brasileiras, que chegou aqui através de filmes e seriados. Porém, esse festejo não possui nenhuma referência ou identificação com o nosso povo, nossa história, nossas origens.
Mas, afinal, quem é o Saci?
Historiadores supõem que esse personagem tenha vindo da cultura indígena dos povos da Região Sul ainda no período colonial. Ele tinha uma representação diferente da que conhecemos hoje.
À medida que foi se interiorizando, foi recebendo influências da cultura africana como sua cor negra, gorro vermelho e cachimbo. É conhecido por ser travesso e brincalhão, assustando os viajantes que penetram pelas matas, lugar onde mora.
A figura do Saci é muito forte e representativa nos interiores das Regiões Norte e Nordeste. A tradição oral dos contos de histórias e lendas nesses locais vem ajudando a perpetuar esse e outros personagens do folclore brasileiro através das gerações.
Na Literatura, as histórias de Monteiro Lobato tornaram Saci Pererê conhecido a nível nacional, nas aventuras de “O Sítio do Pica-pau Amarelo”. Entre as décadas de 70 e 80 os contos viraram seriados, divulgando ainda mais esse representante do imaginário popular brasileiro.
Natália Arueira • 2º período
0 comentário em “31 de Outubro: é o Dia das Bruxas? Não, é o Dia do Saci”