Saúde

Alimentação e nutrição nas escolas

batata100O nutricionista tem um papel único dentro das escolas que é cuidar da alimentação, nutrição e educação nutricional das crianças. Segundo Conselho Federal Nutricional, esse profissional tem que planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Ou seja,se preocupar com a qualidade da alimentação que é servida, tanto do ponto de vista nutricional quanto higiênico-sanitário.

A escola pública e particular apresenta um objetivo em comum nas suas merendas, que é: suprir as necessidades nutricionais dos alunos, melhorar a capacidade no processo de ensino, aprendizagem e formar bons hábitos alimentares. Isso prova que a alimentação é um fator importante na vida dos alunos. Controlar a quantidade de sal, açúcar e gordura nas refeições dos alunos está ligado diretamente a um bom rendimento escolar.

É preciso uma reeducação alimentar e essa mudança começa nos cardápios das cantinas. As variedades continuam, porém com opções mais saudáveis como: sucos naturais, salgados assados, integrais, lanches lights, picolés a base de fruta, entre outros. Esse é um resultado a longo prazo, mas a mudança do cardápio já é um bom início.

Para a criança aceitar essa modificação ela precisa se conscientizar primeiro da importância de ter bons hábitos. Proibir apenas não basta. A própria tem que saber sua escolha correta na hora de decidir o que comer no recreio. Tendo como resultado dessa alimentação balanceada uma saúde garantida.

A nutrição nas escolas pretende assim  melhorar o crescimento e desenvolvimento dos alunos além de ensiná-lo o correto. E é por isso, que algumas instituições passam por reformas nessa área.

 

Por Thaís Genuíno, 6º período, Jornalismo

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Alimentação e nutrição nas escolas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s