Saúde

Enxergando os cuidados com a higiene

As lentes de contato são práticas e discretas, porém é necessário cuidar da higiene. “A lente deve ser limpa. Quando não estiver no olho, deve ficar num estojo próprio.Neste estojo deve conter solução de limpeza e desinfetante próprio para essa lente”, conta o oftalmologista Acyoli Brito Junior, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

O especialista detalha também sobre as lentes descartáveis , que podem ser usadas por vários dias , mas no máximo uma semana, sem retirar do olho. “Esse tipo de lente é retirada após o período de descarte, joga-se fora e a substituí por uma nova , pois ela não está sendo limpa e não está sendo retirada do olho”, explica Acyoli.

Para os adeptos do colírio como limpeza do olho, vale um alerta.A solução lubrifica o olho, mas não limpa.”Não tem efeito de higiene na lente. Ele é lubrificante e facilita para adaptação da lente. A higiene mesmo deve ser feita fora do olho, com substância desinfetante própria para retirar as partículas que grudam na superfície da lente”, esclarece o oftalmologista.

Por isso o cuidado, se a higiene não for bem feita, se desenvolve uma lesão chamada úlcera de córnea, ou infecção de córnea. ”Ela pode aparecer sem sentir de dor , pois a lente faz diminuir essa sensação. O olho fica vermelho e pode causar a perda da visão”,diz Acyoli.

Não é adequado fazer a higiene da lente com soro fisiológico ou água de torneira. Existem substâncias apropriadas para a limpeza. ”Tem que limpar a sujeira para que não haja aderência de bactérias, e fazer desinfecção para matar qualquer tipo de microorganismo”, conta o especialista, que faz um adendo. ”Essa sujeira que gruda na lente pode causar alergia. Nesses casos,  deve-se suspender o uso e fazer um tratamento antialérgico. A sujeira só piora a visão da pessoa, embaçando a vista, finaliza.

 

Por Jeferson Rodrigues, 6º período, Jornalismo

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Enxergando os cuidados com a higiene

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s