As lentes de contato são práticas e discretas, porém é necessário cuidar da higiene. “A lente deve ser limpa. Quando não estiver no olho, deve ficar num estojo próprio.Neste estojo deve conter solução de limpeza e desinfetante próprio para essa lente”, conta o oftalmologista Acyoli Brito Junior, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
O especialista detalha também sobre as lentes descartáveis , que podem ser usadas por vários dias , mas no máximo uma semana, sem retirar do olho. “Esse tipo de lente é retirada após o período de descarte, joga-se fora e a substituí por uma nova , pois ela não está sendo limpa e não está sendo retirada do olho”, explica Acyoli.
Para os adeptos do colírio como limpeza do olho, vale um alerta.A solução lubrifica o olho, mas não limpa.”Não tem efeito de higiene na lente. Ele é lubrificante e facilita para adaptação da lente. A higiene mesmo deve ser feita fora do olho, com substância desinfetante própria para retirar as partículas que grudam na superfície da lente”, esclarece o oftalmologista.
Por isso o cuidado, se a higiene não for bem feita, se desenvolve uma lesão chamada úlcera de córnea, ou infecção de córnea. ”Ela pode aparecer sem sentir de dor , pois a lente faz diminuir essa sensação. O olho fica vermelho e pode causar a perda da visão”,diz Acyoli.
Não é adequado fazer a higiene da lente com soro fisiológico ou água de torneira. Existem substâncias apropriadas para a limpeza. ”Tem que limpar a sujeira para que não haja aderência de bactérias, e fazer desinfecção para matar qualquer tipo de microorganismo”, conta o especialista, que faz um adendo. ”Essa sujeira que gruda na lente pode causar alergia. Nesses casos, deve-se suspender o uso e fazer um tratamento antialérgico. A sujeira só piora a visão da pessoa, embaçando a vista, finaliza.
Por Jeferson Rodrigues, 6º período, Jornalismo
0 comentário em “Enxergando os cuidados com a higiene”