Cultura

O esperado filme “Ensaio sobre a cegueira” estréia hoje no circuito

destaque 2

 “Uma inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar, as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação, a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico, que junto com um grupo de internos tentará reencontrar a humanidade perdida”.

Essa é a sinopse do filme “Ensaio Sobre a Cegueira” que estréia no dia 12 de setembro nos cinemas de todo o país. Dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel) e baseado no livro homônimo do autor português José Saramago, vencedor do prêmio Nobel da literatura, o longa abriu o Festival de Cannes deste ano.

Com um orçamento relativamente baixo, de vinte e cinco milhões de dólares, o filme produzido pela O2 Filmes, Rhombus Media e Bee Vine Pictures e distribuído pela 20th Century Fox e Miramax Films, conta com elenco e locações multinacionais. Estrelado pela atriz Juliane Moore, o longa conta ainda com Gael Garcia Bernal, Mark Ruffalo, Danny Glover e Alice Braga no elenco da produção, que teve locações nas cidades de Toronto, Montevidéu e São Paulo.

A opinão da crítica internacional está dividida desde a sua estréia em Cannes, foi chamado de “Magistral” pelo jornal inglês The Guardian e de “Decepcionante” pelo francês Libération. Segundo o crítico americano Kenneth Turan, “só um diretor com a combinação de talentos de Meirelles poderia ter levado com êxito à tela a mistura de desespero e esperança do livro”, já a inglesa Fionnuala Halligan afirma que “Meirelles parece lutar para encontrar um tom e o filme acaba perdendo tensão antes da escalada para um bizarro sentimentalismo no final”.

Fernando Meirelles afirmou em recente entrevista coletiva que mais difícil do que as sessões para a crítica internacional foi a sessão particular para José Saramago em Portugal. A reação muito emocionada do autor português pode ser vista no site de vídeos Youtube, no qual, depois de um longo silêncio, ele afirma: “Estou tão feliz por ter visto esse filme, como estava quando acabei de escrever o livro”.

Cercado de expectativas, polêmicas, criticas positivas e negativas, não deixe de conferir o filme “Ensaio Sobre a Cegueira”, a partir de 12 de setembro nos melhores cinemas.  

Matheus Feitoza • 6° período • Jornalismo Digital

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “O esperado filme “Ensaio sobre a cegueira” estréia hoje no circuito

Deixe um comentário