Quando problemas muito freqüentes, tanto emocionais quanto físicos, começam a nos desgastar demais, quando são sucessivos e não temos um tempo hábil para nos recuperarmos antes que o próximo problema ocorra, eis que um inimigo sorrateiro aparece: o estresse. Ele é uma tensão constante e faz um mal e tanto à saúde.
Segundo especialistas, os mecanismos de resposta para acontecimentos repentinos na vida – morte na família, desemprego ou um emprego desgastante – fazem com que o corpo não responda à altura a esses estímulos. Por isso as pessoas estressadas geralmente sofrem com uma série de desgastes emocionais.
O sistema nervoso é o primeiro a ser afetado. Ele se altera e o estressado fica com déficit de concentração e um desequilíbrio emocional constante, em que o sistema de alerta está sempre ligado. Ou seja: ele fica tenso o tempo todo. Esse comportamento acaba prejudicando os relacionamentos familiares e o ambiente de trabalho.
As reações físicas são taquicardia (batimento acelerado do coração), pressão alta, cansaço, dores de cabeça, dores no corpo, diarréia e prisão de ventre. As dores físicas são desencadeadas por fatores psicológicos, mas com uma alimentação saudável é possível amenizar os efeitos desse mal moderno. Por estar desequilibrado, o organismo precisa de algumas vitaminas e minerais. Assim, os alimentos consumidos de forma balanceada e uma suplementação alimentar ajudam.
Os exercícios físicos são uma ferramenta muito útil. As substâncias liberadas durante a prática acalmam o sistema nervoso e induzem a uma sensação de bem-estar. As tensões nesse momento também são descarregadas. Além do emagrecimento, os exercícios podem melhorar o sono; diminuir a irritabilidade, a ansiedade e a depressão; e fortalecer o coração.
Meditação, ioga, massagem ayuvérdica e acupuntura são técnicas de relaxamento muito eficazes no tratamento. O ato de respirar corretamente e prestar atenção no ar entrando no organismo, atento ao movimento da respiração, faz com que as tensões naquele momento sejam esquecidas, ainda que temporariamente.
O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, virou um dos centros de referência e pesquisa no assunto. Em seu site lista algumas atitudes simples que podem evitar ou amenizar o estresse, como dormir bem, cuidar da saúde, ingerir alimentos saudáveis, fazer atividades físicas, proporcionar-se momentos de prazer, refletir sobre a maneira de lidar com as situações e buscar mudanças.
Sheila Fernandez – 7º período – Jornalismo Digital
0 comentário em “De olho no estresse”