Uma exposição vem chamando a atenção de quem gosta de música no Rio de Janeiro. Trata-se da mostra “Isso é Bossa Nova – 1958 a 1964”, que está montada no ArteSesc, no Flamengo. A exposição, que conta a história desse gênero musical, ficará em cartaz até o dia 26 de outubro.
O movimento da Bossa Nova é mostrado com muita dinâmica, informação e interatividade. Na mostra utiliza-se referências jornalísticas e históricas e faz-se uma correlação de alguns acontecimentos no Brasil e no mundo com o período mais próspero da Bossa Nova.
A história desse gênero começou em meados dos anos 50 e rapidamente ganhou o Brasil e o mundo, tornando a música brasileira ainda mais conhecida internacionalmente. Esses anos fazem parte de uma época que o mundo passava por uma fase de prosperidade e redescobertas – a corrida espacial, a revolução cubana, a construção de Brasília, entre outros fatos. O Brasil e o mundo aprendiam um novo jeito de viver. Os principais símbolos destas mudanças foram os vestidos “mini” e os primeiros rádios portáteis.
No Brasil a prosperidade dava o tom. Além da construção de Brasília, teve a eleição de Juscelino para a presidência, com o slogan “50 anos em 5” e o Brasil ganhava pela primeira vez a Copa do Mundo, em 58, com um ataque formado por Pelé e Garrincha, acabando, segundo Nélson Rodrigues, com a “Síndrome de Cachorro Vira-Lata”, que assolava os brasileiros desde a Copa de 1950.
Enfim, nesses prósperos anos que foram a década de 50, a trilha sonora, sem dúvida, era a Bossa Nova. A aposentada Amélia Castro, se lembra bem desta época com saudade. “Era uma época em que o Brasil dava certo e a Bossa Nova era uma mania nacional”.
Esse novo gênero musical teve três personagens fundamentais: João Gilberto, Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Foram eles os precursores do gênero, e por esse motivo são conhecidos como a “Santíssima Trindade” da Bossa Nova.
Pra contar melhor a história da Bossa Nova, a exposição é dividida em 5 salas:
1° sala: é formada pelo “Karaokê Bossa Nova”, um lugar onde o visitante tem a oportunidade de soltar a voz, em músicas de sucesso, como Insensatez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Corcovado (Tom Jobim), Samba de Verão (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), Você e Eu (Carlos Lyra) e Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira) e O Pato (Jayme Silva/Neusa Teixeira).
2° sala: nessa sala o público aprende um pouco da história da Bossa Nova, assim como a história dos artistas que deram notoriedade a este estilo musical. João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão, Carlos Lyra e Newton Mendonça são alguns dos personagens revelados. Nesta mesma sala o visitante tem a oportunidade de, através de fones de ouvido, escutar algumas músicas, assim como a história da Bossa Nova. Outra novidade é que quem for visitar a exposição, poderá ouvir músicas de jazz, samba e música erudita, as principais influências da Bossa.
3° sala: essa sala é conhecida como “Sessão Bossa Nova” e oferece vídeos-documentários sobre o gênero.
4° sala: esse espaço remonta uma sala de estar da Zona Sul do Rio de Janeiro dos anos 60. Lá, o visitante pode conversar com uma “garota bossa nova”. Ela, além de personagem, é uma monitora e explica ao público com figurino e gírias da época, cada detalhe da sala.
5° sala: nesta última sala, chamada de ‘A sua Imagem da Bossa’, o visitante tem a oportunidade de desenhar, fazer colagem ou escrever suas memórias ou seus sentimentos em relação à Bossa Nova. Enquanto isso pode escutar, pelos fones de ouvido, sucessos da Bossa.
A Bossa Nova faz parte de uma época do mundo e do Brasil, em especial, que a esperança e crença num futuro melhor, faziam parte da sociedade como um todo. Nessa fase, o povo tinha verdadeiro orgulho de ser brasileiro. E uma das frases da exposição expressa muito bem o sentimento do povo da época: “Nunca na história do Brasil, o povo quis tanto ser brasileiro”.
Art Sesc-Flamengo
Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo.
Tel.: (21) 3138-1343
Vinícius Baptista Badenes .6° período. Jornalismo Digital
gostaria de conseguir material para trabalhar com os meus alunos sobre a B Nova.Podem me ajudar??
adorei o site.como coonseguir material?