O antigo mundo cotidiano que conhecíamos, no qual era necessário ir ao banco para pagar contas, sair de casa para fazer compras e usar o telefone ou escrever cartas para falar com parentes e amigos distantes, está perto da extinção. Tudo mudou, o mundo foi resumido em uma tela de computador, hoje é possível viver na frente do computador, sem ter que sair de casa para nada. Muitas pessoas, inclusive, optam por trabalhar em casa.
Das ferramentas da Internet, a mais desenvolvida é a WWW (World Wide Web), que pode ser considerada o centro do mundo digital. Nela encontramos bancos online, mais de oito bilhões de páginas de pesquisa, agenda, diário, mapas, correio eletrônico, jogos, bolsa de investimentos e muito mais.
Os avanços tecnológicos implementados na rede permitiram que as pessoas vivam suas vidas diante do monitor, pagando contas, comprando roupas, tênis, livros e DVDs, fazendo mercado, falando com amigos no exterior por e-mail ou vídeo-conversação e jogando cartas online, investindo seu dinheiro e trabalhando.
“Quando eu abri minha empresa, eu comecei na área de comunicação com telefone e carta e, um ano depois, passei a usar o Fax, que também era muito bom, e é utilizado na minha empresa até hoje; mas confesso que não tenho mais condições de trabalhar sem Internet. A agilidade de enviar fotos, documentos, arquivos e contas é muito maior”, conta José Henrique Zibenberg, fundador e proprietário da Crystalrio.
Para todas as funções manuais do ser humano, foi criada uma tecnológica que as substituiu. Os bancos tiveram suas quilométricas filas diminuídas; o Google Earth tornou o mapa mundi totalmente obsoleto; aquele famoso diário que todas as meninas faziam, agora é virtual; a agenda de compromissos de grandes empresários é online e lembra-os de todos os compromissos, estejam eles onde estiverem: em suas casas no Brasil, num quarto de hotel na China ou em qualquer parte do mundo. A Internet tornou as funções manuais muito mais rápidas e práticas de se executar, economizando tempo para que o trabalho renda mais.
Desirée Moreira (desiree@prosoft.com.br) • 6º período • Jornalismo Digital
0 comentário em “Do manual ao virtual: a vida na frente do computador”