Comunicação

Infográfico: a leitura através da imagem

Que a imagem é fundamental, nós já sabemos. Tal fato não podia ser diferente no que diz respeito ao mundo digital. Com o advento de novas tecnologias e recursos, o seu uso se torna cada vez mais expressivo.

A utilização da infografia, por exemplo, vem crescendo na internet. Esse recurso nada mais é do que transformar informações complexas ou acontecimentos, como acidentes, em imagens. Desta maneira, se facilita a maneira como o leitor recebe a informação, o seu entendimento e o de sua dinâmica.

Existem diversas formas de se criar os infográficos, porém, as mais utilizadas são as animações e ilustrações. Para que se torne possível a criação desses materiais é fundamental a existência de um profissional de design. Ele será o responsável por criar a arte e “dar vida” ao acontecimento.

Daniella Daher, jornalista há 18 anos, comenta a importância desse recurso visual. “O infográfico facilita a leitura, muitas vezes o leitor entende melhor visualmente a mensagem do que só com o texto. Para o repórter é um adianto, pois ele pode selecionar aspectos importantes para serem destacados”, afirma.

Os recursos visuais mostram-se, portanto, importantes para a transmissão de uma mensagem de maneira mais clara e sucinta, facilitando a compreensão de dados e fatos complexos.

Ana Quintela (aqmartins@gmail.com) • 6º período • Jornalismo Digital

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

2 comentários em “Infográfico: a leitura através da imagem

  1. Margarida Hortas

    Tenho 64 anos nem sabia o que era “infografia”…
    Agradou-me muito a forma simples e inteligível como o artigo foi escrito
    Parabéns Ana Quintela e continua
    Guida Hortas

  2. Gostei muito do teu trabalho Ana Beatriz, estás de parabéns (quem estás escrevendo é a prima de Portugal).
    Mas só tenho um senão, gostaria que houvesse um exemplo para uma melhor compreensão.
    Vai em frente.
    Beijinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s