Esporte

Flamengo goleia na Libertadores enquanto Botafogo e Fluminense se classificam às oitavas

Rubro-negro ainda precisa ganhar na próxima rodada, enquanto o Glorioso e o tricolor carioca brigam pelas primeiras colocações

A quinta rodada da Libertadores aconteceu nesta semana do dia 14 ao dia 16 e contou com as classificações dos clubes cariocas. Pelo grupo D, o Botafogo venceu fora de casa por 1 a 0 e carimbou o passaporte às oitavas de finais. O Fluminense, também avançou de fase ao vencer por 2 a 1 em casa, pelo grupo A. Também no Maracanã, o Flamengo ganhou por 4 a 0 se mantendo vivo na competição pelo grupo E mas ainda não tem a vaga garantida para a próxima fase.

A começar pelo primeiro time do Rio de Janeiro que jogou na rodada, o rubro-negro recebeu o Bolívar, da Bolívia, na quarta-feira (15) às 21 horas e 30 minutos. Logo no primeiro minuto de jogo, Gerson abriu o placar, após bom cruzamento de Everton Cebolinha. A equipe boliviana também chegou a atacar, com direito a defesa na ponta dos dedos de Rossi, em chute cruzado, que mudou a trajetória da bola e a fez tocar na trave. Ainda no primeiro tempo, Ayrton Lucas, aos 38 minutos, e Everton Cebolinha, aos 43 minutos, deixaram o confronto tranquilo para o Mais Querido. O quarto gol da equipe carioca saiu aos 11 minutos do segundo tempo, com o artilheiro do time, Pedro.

Mesmo com a goleada por 4 a 0, o Flamengo ainda não garantiu a classificação às oitavas de finais, pois possui sete pontos, os mesmos do terceiro colocado Palestino, do Chile. Se vencer na última rodada contra o Millonarios, da Colômbia, assegura pelo menos o segundo lugar do grupo. Em caso de derrota do Bolívar contra o adversário direto do rubro-negro, o clube carioca se classifica na primeira colocação por ter o maior saldo de gols do grupo E.

O glorioso chegou em Lima, no Peru, com um único objetivo: vencer. Como estava em segundo com seis pontos, só precisava de si para obter a classificação na partida que começou na quinta-feira (16) às 19h. A bola demorou para balançar as redes no jogo, mas aos 32 minutos da segunda etapa, Jefinho marcou. Ele aproveitou o passe de Savarino depois de falha do zagueiro adversário e bateu na canto esquerdo do gol. O atleta, inclusive, estava no banco e entrou 12 minutos antes do tento classificatório.

Com o resultado, tanto Botafogo quanto Júnior Barranquilla, da Colômbia, garantiram as vagas para as oitavas de final. A sexta rodada é justamente entre os dois e quem ganhar conquistará a primeira colocação do grupo D. As outras duas equipes, LDU, do Equador, e Universitário, do Peru, brigam apenas para irem à Copa Sul-americana.

Também na quinta-feira, no mesmo horário, porém em casa, o tricolor carioca já iniciou a partida como o primeiro colocado do grupo A. Marcelo abriu o placar contra o Cerro Porteño, do Paraguai, num lindo gol praticamente no ângulo, aos 14 minutos da primeira etapa. O atual campeão da Libertadores, porém, sofreu o empate cinco minutos depois, com Wilder Viera. Ainda no primeiro tempo, Diego Churin fez o segundo para os paraguaios, porém o gol foi anulado pelo VAR. Após o intervalo, somente aos 29 minutos o torcedor do time das Laranjeiras pôde comemorar, pois Ganso carimbou o passaporte do Fluminense para as oitavas de finais. Antes disso, ainda teve tempo para o zagueiro do Cerro Porteño, Báez, ser expulso.

Além da vaga na próxima fase, o resultado garantiu o posto de primeiro colocado no grupo A da competição para o time carioca. Cerro Porteño, além de Colo-Colo, do Chile, e Alianza Lima, do Peru, não conseguem ultrapassar o tricolor na tabela. A equipe peruana é a última colocada, com 4 pontos.

Outros brasileiros

Pelos outros grupos, o Atlético-MG perdeu fora de casa por 2 a 0 contra o Peñarol, do Uruguai. O Palmeiras, no Allianz Parque, garantiu vaga no mata-mata ao venceu por 2 a 1 o Independiente del Valle, do Equador. Richard Rios e Gustavo Gómez marcaram para o alviverde.

O São Paulo, já classificado, empatou no Morumbis contra o Barcelona do Equador. O placar do jogo foi 0 a 0. Já, a partida entre Grêmio e Estudiantes, da Argentina, não ocorreu por conta do desastre no estado do Rio Grande do Sul.

Foto de capa: Gilvan de Souza/CRF

Reportagem de Victor Ferreira Santos, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

LEIA TAMBÉM: Justiça do Rio aceita pedido e SAF do Vasco é suspensa

2 comentários em “Flamengo goleia na Libertadores enquanto Botafogo e Fluminense se classificam às oitavas