Alguns crimes ganham tanta repercussão que ultrapassam o noticiário comum. Quando chocam pela brutalidade, pelo mistério ou por envolverem figuras conhecidas, esses crimes passam a ocupar a rotina das pessoas, viram debates, documentários e, muitas vezes, inspiram produções para o cinema.
A indústria nacional costuma buscar inspiração em acontecimentos reais, crimes que chocaram o país acabam sendo transformados em filmes que misturam denúncia social, investigação psicológica e crítica. Confira agora uma lista com as melhores produções baseadas em casos reais:
- O Lobo Atrás da Porta (2013)

Dirigido por Fernando Coimbra, O Lobo Atrás da Porta é um dos filmes brasileiros mais impactantes quando o tema é crime passional. Com Leandra Leal protagonizando o longa, o filme inspirado no famoso caso “A Fera da Penha”, acontecido em 1960, acompanha a investigação do sequestro e o assassinato de Tânia Maria Coelho, no Rio de Janeiro, revelando um triângulo amoroso entre sua assassina e seus pais. A história se desenrola através dos depoimentos dos envolvidos e conforme o desenrolar da história acontece, se constrói um suspense psicológico acreca do caso, até sua solução. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
- A Menina que Matou os Pais / O Menino que Matou Meus Pais (2021)

O assassinato de Manfred e Marísia von Richthofen, em 2002, chocou o país e gerou uma dupla produção cinematográfica inédita no Brasil. “A Menina que Matou os Pais” e “O Menino que Matou Meus Pais” abordam o mesmo crime sob perspectivas opostas. Dirigido por Mauricio Eça, os filmes narram a historia do crime cometido pela Suzane von Richthofen (Carla Diaz) e os dos irmãos Cravinhos (Leonardo Bittencourt e Allan Souza Lima). O filme se baseia no relatório do depoimento dos 3 criminosos, onde cada uma das partes contou uma versão, assim explicando a produção de dois filmes.
- Maníaco do Parque (2024)

Mais uma produção em conjunto da Prime Video, dessa vez o diretor Mauricio Eça conta a historia do famoso serial killer Francisco de Assis Pereira (Silvero Pereira), conhecido como Maníaco do Parque. O filme aborda os acontecimentos que chocaram o país no final dos anos 1990, quando diversas mulheres foram atraídas ao Parque do Estado, em São Paulo, sob o pretexto de participar de supostos testes fotográficos e acabavam sendo abusadas e assassinadas.
- Ângela (2023)

O filme é baseado na vida real de Ângela Diniz, socialite mineira que foi assassinada pelo seu companheiro na época, Doca Street. O filme acompanha os últimos meses da vida dela. O caso é dito como “um dos mais emblemáticos casos de feminicídio do Brasil”. Dirigido por Hugo Prata, o filme mostra a Ângela (Isis Valverde) acreditando ter encontrado o grande amor até ela conhecer o outro lado do seu companheiro do Doca (Gabriel Braga Nunes), um lado controlador, agressivo e violento.
Importante destacar que os filmes não tem como foco enaltecer os autores dos crimes, mas sim analisar a brutalidade dos casos, além de refletir sobre como a mídia e a sociedade lidam com episódios de violência extrema. Além disso, nenhum dos criminosos recebem ou receberam algum tipo de financiamento por conta das obras, os projetos são baseados em documentos públicos, onde qualquer pessoa interessada pode acessár-los.
Foto de Capa: Reprodução/Imagem Filmes
Reportagem de Carlos Henrique Cordeiro, com edição de Gabriel Goulart
LEIA TAMBÉM: “Wicked Parte 2” reforça que o amor de uma amizade pode mudar tudo
LEIA TAMBÉM: “Quando menos se espera” decepciona com romance morno

0 comentário em “Filmes brasileiros baseados em casos reais que chocaram o país”