O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou na última terça-feira (4) o projeto de lei que transfere de forma temporária a capital do Brasil para Belém, no Pará, durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30). A medida valerá entre a próxima terça-feira (11) e a sexta-feira (21).
A lei autoriza a instalação dos três poderes na capital paraense e determina que todos os atos oficiais do governo tenham Belém como sede nesse período. Assim, qualquer medida e despacho expedido nesse intervalo, inclusive os do presidente e dos ministros, terão o registro da capital paraense.

(Foto: SETUR/Gov PA)
Segundo o Planalto, a transferência temporária carrega um caráter tanto simbólico quanto político e reforça o papel e o valor da Amazônia na agenda ambiental internacional. A medida, inclusive, está prevista na Constituição Federal.
“A nova sede administrativa ampliará a interlocução entre as autoridades brasileiras e as delegações estrangeiras durante a conferência, além de impulsionar o desenvolvimento local e consolidar o protagonismo do país nas negociações climáticas”, disse o Planalto, em nota.
Desde a inauguração de Brasília, o país já teve quatro transferências simbólicas de capital:
- Curitiba, no Paraná, em 1969;
- Mombaça, no Ceará, em 1989;
- Rio de Janeiro, em 1992, durante a realização da ECO-92;
- Itu, em São Paulo, em 2017.
Inclusive, a situação foi semelhante na transição para o Rio de Janeiro. Na época, o país concentrava esforços para a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92).
Foto de capa: Ricardo Stuckert/PR
Reportagem de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Lula abre Assembleia da ONU com críticas às sanções dos EUA e defesa da soberania dos países do Sul Global
LEIA TAMBÉM: Brasil se prepara para sediar COP 30 em novembro

0 comentário em “Lula sanciona lei que transfere capital para Belém durante COP 30”