Cultura Literatura

Quando o mal vence: “Alchemised” inverte a lógica da fantasia e revela o lado sombrio da vitória

Alchemised acompanha Helena Marino uma alquimista que desperta sem memória após a vitória dos necromantes e mistura fantasia sombria e romance em um universo de poder e perda

Em “Alchemised”, lançado recentemente pela Intrínseca, a autore SenLiYu apresenta um mundo em que os necromantes venceram a guerra contra os alquimistas e a protagonista Helena Marino desperta sem memória após ser colocada em animação suspensa. Inspirado em uma fanfic de uma saga conhecida, o livro combina elementos de dark fantasy e romance enquanto explora os limites entre poder e perda.

A história de “Alchemised” se passa logo após uma guerra devastadora entre dois grupos, alquimistas e necromantes. A vitória ficou com os necromantes e é nesse cenário que conhecemos Helena Marino, uma alquimista vitamante, capaz de curar, que sobreviveu à derrota de seu grupo. Por razões misteriosas, ela não foi executada, mas colocada em animação suspensa – quando as funções vitais de um organismo são temporariamente interrompidas ou reduzidas ao mínimo para preservar a vida – sem lembranças de parte do passado. Conforme a narrativa avança, o leitor descobre fragmentos do que realmente aconteceu e as razões que levaram Helena a esse destino.

A obra nasceu de uma fanfic inspirada em uma saga amplamente conhecida, mas ganhou contornos próprios nas mãos de SenLiYu. A adaptação propõe um mundo onde o lado geralmente visto como maligno triunfou, invertendo a lógica clássica do bem contra o mal.

Um dos principais tropeços (ou forma de prender o público, fica a opinião de cada um) do livro está em seu início. Quem não conhece a história que inspirou a fanfic original pode se sentir completamente perdido, jogado no meio da ação sem o mínimo contexto ou possível caminho alternativo que a escritore queria seguir da obra base. A narrativa é dividida em três partes e muitas das perguntas que surgem no começo, só são respondidas mais adiante, especialmente na segunda parte do livro, o que pode afastar leitores menos pacientes.

Apesar da introdução confusa, a trama cresce de forma envolvente. Há um ponto em que o livro simplesmente captura o leitor e é difícil de largar anter terminá-lo. O final pode pedir alguns minutos de silêncio, daqueles necessários para processar tudo o que aconteceu. Mesmo sendo apresentado como uma dark fantasy, o livro também entrega uma dose bem equilibrada de romance. Essa mistura é o que mantém “Alchemised” interessante do início ao fim.

Lançado recentemente pela Intrínseca, o título já teve seus direitos cinematográficos adquiridos, o que indica que Helena Marino pode em breve ganhar vida nas telas. Se isso acontecer, o universo sombrio e melancólico criado por SenLiYu tem tudo para atrair um novo público.

Foto de capa : Editora Intrínseca

Resenha de Wilson Estevam, com edição de texto de Gabriel Goulart

LEIA TAMBÉM : Uketsu amplia o terror, mas repete os mesmos erros em “Casas Estranhas 2: O Mistério das Onze Plantas Baixas”

LEIA TAMBÉM :“Assassinato no Verão de 1999” foca muito no twist mas se esquece do plot

2 comentários em “Quando o mal vence: “Alchemised” inverte a lógica da fantasia e revela o lado sombrio da vitória

  1. Pingback: “Quando menos se espera” decepciona com romance morno | Agência UVA

  2. Pingback: “Com Amor, Mamãe” surpreende com um thriller sobre segredos de família e vingança | Agência UVA

Deixe um comentário