Cidade

Após surtos de metanol, Rio cria programa contra bebidas clandestinas

Com fiscalização em andamento, bares e distribuidoras no Rio podem ser multados em até R$ 5,4 mil

A Prefeitura do Rio lançou nesta semana o Programa de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade de Produtos Vegetais, que tem como foco intensificar a fiscalização sobre produtores de bebidas e evitar casos de intoxicação por metanol, registrados recentemente em outros estados. 

A regulamentação foi publicada no Diário Oficial do Município na quarta-feira (1º). Até a tarde de quinta-feira (2), o Brasil já havia registrado 59 notificações de intoxicação por metanol, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em coletiva de imprensa. Dos casos confirmados, 53 ocorreram em São Paulo, 5 em Pernambuco e 1 no Distrito Federal.

Em uma rede social, o prefeito Eduardo Paes confirmou que a decisão de criar o programa foi motivada pelos episódios recentes de intoxicação e fez um alerta à população. 

“Procurem não consumir destilados em locais onde não haja certeza de que foram adquiridos de distribuidoras confiáveis. Não sabemos a dimensão dessa crise e é bom redobrar a atenção”, destacou o prefeito. 

Brasília (DF), 03/10/2025 - Operação conjunta de órgãos do GDF para fiscalização de distribuidoras de bebidas alcoólicas.
ler menos
por Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde DF
(Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF)

O programa ficará a cargo da Vigilância Sanitária municipal e prevê medidas para reduzir fraudes, regulamentar estabelecimentos produtores e garantir maior segurança ao consumidor. Entre as ações, estão a coleta de amostras para análises laboratoriais e a verificação se os insumos e embalagens utilizados correspondem ao que é declarado na formulação.

A fiscalização começou ontem (2) e também poderá ser acionada a partir de denúncias feitas por consumidores. Estabelecimentos flagrados em irregularidades estarão sujeitos a multa de R$ 5,4 mil.

Enquanto isso, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta aos 92 municípios do Rio de Janeiro sobre o risco de intoxicação por metanol. A secretária de Estado da Saúde, Claudia Mello, reforçou que profissionais devem ficar atentos a sintomas como sinais de embriaguez acompanhados de desconforto gástrico, gastrite, visão turva ou alterações na acuidade visual.

Foto de capa: Tomaz Silva/Agência Brasil

Reportagem de Rafael Zoéga

LEIA TAMBÉM: Praia do Flamengo tem 100% de suas águas próprias para banho, superando pontos famosos como Leblon e Barra

LEIA TAMBÉM: Escola de Teatro Solar Meninos de Luz apresenta peça “A cidade dos Elementos” no dia 8 de outubro

0 comentário em “Após surtos de metanol, Rio cria programa contra bebidas clandestinas

Deixe um comentário