A Praia do Flamengo vive um momento histórico: depois de 40 anos, suas águas estão 100% próprias para banho durante o inverno, superando praias famosas do Rio de Janeiro, como o Leblon e a Barra da Tijuca. O feito foi confirmado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e deixou os moradores do Flamengo animados com a novidade.
“Foi o maior presente que recebemos nos últimos tempos”, comentou um morador do bairro em uma postagem no Instagram.
O cenário na vizinha Praia da Glória também é positivo: a água esteve própria para banho em mais de 92% dos dias nos últimos quatro meses. Em Botafogo, porém, a melhora é mais lenta. Por causa do despejo de esgoto em dias de chuva, apenas metade das medições indicou que a água estava segura para os banhistas.

O fato ocorre graças à despoluição da Baía de Guanabara e à reativação do Interceptor Oceânico, um sistema que havia sido abandonado por 52 anos e estava totalmente obstruído.

Este equipamento é responsável por captar o esgoto e a água da chuva, encaminhando-os para o emissário submarino de Ipanema. Após a limpeza, cerca de 3 mil toneladas de lixo foram removidas, o que permitiu que o sistema voltasse a funcionar e impedisse que o esgoto chegasse à orla. A bióloga Ana Paula, em entrevista, afirmou estar feliz e otimista com a reativação do sistema:
“Como bióloga, fico muito feliz e otimista ao ver os acontecimentos recentes sobre a Baía de Guanabara. Os dados revelam não apenas que a água está própria para banho, mas também que espécies marinhas sensíveis, como cavalo-marinho, voltaram a habitar essas áreas” explica a profissional

O retorno dessas espécies funciona como um bioindicador, sinalizando que os níveis de poluição, de substâncias tóxicas e de coliformes fecais estão diminuindo, já que elas dependem de condições relativamente boas para sobreviver. Essas mudanças impactam tanto a vida das pessoas quanto o ecossistema como um todo. Esse progresso pode servir de incentivo para outras regiões da baía que ainda enfrentam desafios. Hoje, podemos celebrar que a Baía de Guanabara apresenta sinais claros de recuperação, embora essa conquista ainda seja frágil.
É vital que haja um compromisso contínuo político, técnico e social para que essa melhoria se consolide, se estenda por toda a baía e envolva todas as comunidades. Se isso acontecer, estaremos diante de uma vitória ambiental significativa para o Rio de Janeiro, com benefícios duradouros para a natureza e para as pessoas.
Em suma, a despoluição da Baía de Guanabara é um projeto antigo, marcado por promessas que se intensificaram na época das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Com o avanço de políticas públicas, talvez possamos, um dia, ver a Praia de Botafogo 100% limpa e cheia, como era na década de 1960.
Foto de capa: Reprodução/X
Reportagem de Rafael Costantino, com edição de texto de Rafael Zoéga
LEIA TAMBÉM: Turistas buscam experiências nas comunidades do Rio de Janeiro
LEIA TAMBÉM: NFL anuncia Maracanã como casa para o primeiro jogo da liga no Rio de Janeiro

👏🏼👏🏼👏🏼
importantíssima matéria!
Pingback: Após surtos de metanol, Rio cria programa contra bebidas clandestinas | Agência UVA