Esporte

Verstappen vence segunda corrida consecutiva e entra na briga pelo Campeonato Mundial

Superior durante todo o ano, McLaren fica fora do pódio pela primeira vez na temporada

Na manhã deste domingo (21) ocorreu o Grande Prêmio (GP) do Azerbaijão de Fórmula 1, no circuito urbano de Baku. Assim como na Itália, Max Verstappen (Red Bull) foi dominante e saiu vitorioso entrando de vez na briga pelo Campeonato Mundial de Pilotos. Completaram o pódio George Russel (Mercedes) e Carlos Sainz (Willians), que por sua vez, esteve pela primeira vez na nova equipe entre os três melhores. Superior durante todo o ano, a McLaren não fez boa prova. Enquanto isso, o brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) terminou na 11ª posição.

A largada da corrida do Azerbaijão já foi truncada por conta das ruas estreitas de Baku. Verstappen começou bem e a manteve a liderança desde a primeira até a última reta, sem sofrer nenhuma ameaça de seus oponentes. Assim, o tetracampeão mundial conseguiu emplacar a segunda vitória consecutiva na temporada

Oscar Piastri (McLaren) bateu no muro logo na volta inicial, ao tentar se recuperar de uma largada ruim. O australiano não ficava de fora desde a corrida de Austin, nos Estados Unidos, na temporada de 2023. Seu companheiro de equipe, Lando Norris, também não aproveitou a chance de se aproximar na disputa pelo título, visto que realizou uma prova abaixo das expectativas e terminou em sétimo lugar. Pela primeira vez no ano, a McLaren não colocou nenhum carro entre os três primeiros.

Piastri tentou ultrapassar pela parte suja da pista e bateu no muro.
(Foto: Reprodução/F1)

Russel largou em quinto, mas impôs um ritmo forte ao longo da prova e conseguiu se manter firme na pista e ganhou posições. A última delas para cima de Carlos Sainz durante a janela de pit stops e terminou na segunda posição. O piloto espanhol fez uma boa prova e, apesar perder a vice-liderança, conquistou seu primeiro pódio pela Willians. A equipe britânica não figurava entre as três melhores desde 2021.

Tradução: Carlos Sainz, primeiro pódio pela Williams.

Outros destaques foram Liam Lawson (Racing Bulls), que largou em terceiro, perdeu algumas posições, mas ainda assim terminou em quinto; e Yuki Tsunoda (Red Bull), que mostrou recuperação na temporada e cruzou a linha na sexta colocação, tentando reduzir a diferença de rendimento em relação a Max. O brasileiro Gabriel Bortoleto enfrentou dificuldades durante todo o fim de semana. Depois de boas atuações recentes com direito à soma de pontos, o piloto da Sauber desta vez fechou apenas em 11º.

Com a vitória e o abandono de Piastri, Max Verstappen entrou de vez na disputa pelo título da Fórmula 1. O holandês agora está a 69 pontos do australiano com ainda mais sete corridas a serem disputadas na temporada. Norris conseguiu apenas seis pontos na corrida e permanece atrás de seu companheiro de equipe em 25 pontos. A Fórmula 1 volta no domingo (5 de outubro), daqui a duas semanas, para mais um circuito urbano, desta vez pelas ruas de Singapura.

Foto de capa: Reprodução/F1

Reportagem de Brendon Faria, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Verstappen volta a vencer na Itália e quebra recorde da Fórmula 1

LEIA TAMBÉM: Flamengo vence o Estudiantes e larga na frente pelas quartas da Libertadores

2 comentários em “Verstappen vence segunda corrida consecutiva e entra na briga pelo Campeonato Mundial

  1. Pingback: Dembélé conquista a Bola de Ouro em 2025 | Agência UVA

  2. Pingback: Verstappen vence com autoridade o GP dos Estados Unidos | Agência UVA

Deixe um comentário