Entretenimento Esporte Música

Efeito Taylor Swift: entenda como a cantora tem impactado um dos esportes mais famosos dos EUA

Entre hits e touchdowns: como Taylor Swift virou assunto também no universo da NFL

De uma pulseira da amizade não entregue a um romance que virou fenômeno cultural, Taylor Swift transformou a NFL em 2023. Desde sua primeira aparição em um jogo do Kansas City Chiefs, ao lado da família do tigh end Travis Kelce, a liga registrou recordes de audiência, atraiu milhões de novas torcedoras e movimentou cifras bilionárias.

Julho de 2023 – Durante um episódio do podcast New Heights, Travis Kelce, tight end do Kansas City Chiefs, revelou ter tentado entregar a Taylor Swift uma friendship bracelet com seu número de telefone após o show da Eras Tour em Kansas City. O encontro não aconteceu, mas o gesto foi o estopim de uma história que ultrapassaria os campos de futebol.

24 de setembro de 2023 – Taylor apareceu pela primeira vez no estádio dos Chiefs assistindo a uma partida ao lado da família de Kelce. Ali, os rumores se confirmaram: a relação estava no ar. Mais do que um romance, aquele momento marcou o início de um fenômeno cultural.

Dos 18 jogos dos Chiefs, entre os meses de dezembro e janeiro de 2023, Taylor esteve presente em 12.
(Foto: Divulgação/Kansas City Chiefs)

Desde a primeira aparição de Taylor, a NFL passou a registrar números inéditos. O Apex Marketing Group estima que a cantora gerou o equivalente a R$ 1,6 bilhão em valor de mídia para a liga e para o time de seu noivo. A audiência dos jogos dos Chiefs cresceu principalmente entre as mulheres, quebrando recordes históricos.

Segundo a Variety, o jogo que contou com a primeira aparição da cantora estourou entre o público feminino, com destaque para as faixas de 12 a 17 e 18 a 49 anos. Em 2024, as mulheres representaram 49% da audiência total da NFL, o que representa um salto de 8% em relação a 2023 e o maior índice desde o ano 2000.

O fenômeno não se resume aos números. Ele também mudou a experiência de fãs como a estagiaria de jornalismo, Isabelle Peixoto, de 22 anos. Antes, seu contato com a NFL se limitava ao show do intervalo do Super Bowl. Mas, desde a aparição da loirinha, tudo mudou.

“Hoje em dia acompanho pelo esporte em si. Depois de estudar e penar para entender as regras mais complexas, realmente me apaixonei pela NFL”, disse a jovem.

Isabelle representa uma geração de novas torcedoras que entrou no universo do futebol americano para ver a Taylor, mas acabou se apaixonando pelo esporte. O efeito Taylor também se estendeu para as redes sociais. De acordo com a própria NFL, quase metade dos novos seguidores no TikTok em 2024 foram mulheres. Um vídeo mostrando a cantora se tornou o mais visto do perfil da liga, somando 11,9 milhões de visualizações em menos de uma semana.

Seja dentro do estádio ou nas timelines, todos estão de olho não apenas no gramado, mas também no camarote. Afinal, em cada jogo surge a expectativa da possível aparição de Taylor. A pergunta já atravessou fronteiras. No Brasil, um dos assuntos mais comentados é: a cantora marcará presença no jogo desta sexta-feira (5), em São Paulo?

Foto de capa: Reprodução/Instagram

Reportagem de Luisa Lucas, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Saiba tudo sobre os playoffs da NFL

LEIA TAMBÉM: Taylor Swift continua sua série de regravações com “1989 (Taylor’s Version)”

2 comentários em “Efeito Taylor Swift: entenda como a cantora tem impactado um dos esportes mais famosos dos EUA

  1. Pingback: “Hamilton” retorna aos cinemas brasileiros em setembro | Agência UVA

  2. Pingback: De olho nas semifinais, Palmeiras é dominante e vence o River Plate na Argentina | Agência UVA

Deixe um comentário