Comunicação Evento

Aula inaugural dos cursos de comunicação da UVA debate mercado de trabalho e desafios do jornalismo e da mídia

Especialistas falaram sobre Inteligência Artificial, fake news e os caminhos da profissão

Na última segunda-feira (25), a Universidade Veiga de Almeida (UVA) realizou, no Campus Tijuca, a aula inaugural do segundo semestre de 2025. O encontro teve como tema “Mercado de trabalho: cenário atual e caminhos possíveis” e contou com a participação de Washington Santos, do Sindicato dos Jornalistas, Paula Lagoeiro, produtora e diretora de cinema, e Thaisa Coelho, Head de Produto do G1.

Ao longo da palestra, os convidados discutiram questões como o acesso à informação, o impacto da inteligência artificial na comunicação e as transformações do mercado de trabalho.

No início do semestre, estudantes da UVA acompanharam reflexões sobre jornalismo, tecnologia e oportunidades na área da comunicação.
(Foto: Reprodução / Agencia UVA)

Thaisa Coelho destacou a importância de ampliar horizontes recomendando os estudantes a saberem aproveitar as oportunidades no caminho. Já Paula Lagoeiro reforçou a necessidade de flexibilidade profissional.

“Não podemos nos prender em uma caixinha, querendo ser apenas uma coisa. É preciso se arriscar”, disse a produtora e diretora de cinema.

Outro ponto em debate foi a não-obrigatoriedade do diploma para atuar como jornalista. Para Washington Santos, a qualificação ainda é essencial. Segundo ele, a formação acadêmica garante não apenas a base técnica, mas também o compromisso ético indispensável ao exercício da profissão.

“Não há jornalismo profissional sem qualificação técnica”, afirmou do Sindicato dos Jornalistas

Os palestrantes também ressaltaram a relevância da leitura e da construção de repertório, sobretudo em um contexto de forte disseminação de fake news. Destacaram que a informação de qualidade depende da capacidade crítica do jornalista em filtrar conteúdos e contextualizar os fatos.

“Cabe ao comunicador o compromisso com a verdade”, pontuou Thaisa.

O encontro mostrou que ser jornalista hoje vai muito além da técnica: pede ética, bagagem cultural e abertura para se reinventar. Em meio a desafios como as fake news e a diversidade de caminhos na profissão, os palestrantes lembraram que buscar a verdade continua sendo o ponto central do jornalismo.

Foto de capa: Reprodução/Agência UVA

Reportagem de Luisa Lucas, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Painel com Mumuzinho na Rio Innovation Week 2025 debate impactos do uso de IA na música

LEIA TAMBÉM: Rio Innovation Week: Phelipe Siani alerta sobre a importância de uma comunicação clara e assertiva

1 comentário em “Aula inaugural dos cursos de comunicação da UVA debate mercado de trabalho e desafios do jornalismo e da mídia

  1. Pingback: Festival do Rio 2025: confira os filmes brasileiros selecionados | Agência UVA

Deixe um comentário