O sonho do mundial palmeirense chegou ao fim. Na noite da última sexta-feira (4), o Chelsea (ING) venceu o Palmeiras (BRA) por 2 a 1, pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Cole Palmer abriu o placar no primeiro tempo aproveitando os vários erros do alviverde na primeira etapa. Estevão empatou o jogo após uma melhora do time no segundo tempo, mas cometeu um erro crucial no final do jogo que resultou num gol contra de Giay. Com esse resultado, o time inglês enfrenta o Fluminense na terça-feira (8), pela vaga na final do torneio.
A equipe paulista fez um péssimo primeiro tempo, com muitos erros de marcação e pouca criatividade. Aos dez minutos de jogo, já era perceptível a liberdade que os jogadores do Chelsea possuíam para trabalhar a bola, principalmente no meio-campo, visto que ingleses a todo tempo trocavam passes e já estavam dentro da área do Palmeiras. Em 20 minutos de jogos já tinham ocorrido 7 finalizações contra o gol do alviverde. O time paulista com pouca criatividade apostava nos lançamentos para Estevão e a sua capacidade de resolver no um contra um.
O gol de Cole Palmer nasceu justamente dessa liberdade do meio campo dos Blues. Chalobah tocou para Palmer que estava livre, sem marcação e de costas para a defesa, o inglês carregou a bola e chutou de canhota no canto do goleiro Weverton. O camisa 10 foi o melhor jogador do primeiro tempo. Vale mencionar a boa atuação defensiva de Cucurella. Palmeiras só conseguiu sua primeira finalização ao gol com 44 minutos de jogo, após um lançamento para Estevão que cruzou para a área e Vanderlan cabeceou nas mãos do goleiro do Chelsea.
O time de São Paulo voltou melhor na segunda etapa e corrigiu alguns erros, principalmente na marcação. O campeão da Copa Conmebol Libertadores de 2021 já começou de forma mais agressiva e povoando seu meio campo. Depois de duas chances criadas a partir de faltas sofridas pelo alviverde, aos 52 minutos de jogo, Estevão empatou o jogo.
O brasileiro se antecipou a marcação adversária para receber o passe de Ríos na lateral, assim, se virou e deu um chute que surpreendeu Sanchez, que sem chance de defesa, viu a bola indo para o fundo do gol. Com isso, o jogo ficou mais corrido com chances para ambos. Estevão ainda foi eleito melhor da partida.
Abel Ferreira lançou o time ao ataque e fez substituições para tornar a equipe mais ofensiva. O verdão começou a viver um momento melhor, armando bons contra-ataques, apostando nas jogadas laterais e suportando a pressão do adversário.
Apesar disso, a defesa falhou e resultou num gol contra. Aos 83 minutos, o Chelsea cobrou o escanteio, onde Enzo tocou para Gusto que procurou o cruzamento, mas a bola desviou na chuteira de Giay e tirou qualquer chance do goleiro Weverton.
O Palmeiras ainda tentou buscar um empate, mas não houve tempo e foi oficialmente eliminado da Copa do Mundo de Clubes. Com isso, mais uma equipe brasileira se despediu do torneio e, na próxima terça-feira (8), às 16 horas, o Chelsea enfrentará o Fluminense por uma vaga na final da competição.
Foto de capa: Reprodução/X/@fifaworldcup_pt
Reportagem de Pedro Freitas, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Fluminense supera Al-Hilal e vai à semifinal da Copa do Mundo de Clubes
LEIA TAMBÉM: João Fonseca perde para Nicolas Jarry e se despede de Wimbledon na terceira rodada

Pingback: PSG tem dois expulsos, mas vence o Bayern de Munique e está nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes | Agência UVA